quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia Mundial das Áreas Úmidas é comemorado nesta quarta-feira, 2 de fevereiro

 Shutterstock
Baía de Siá Mariana, no Pantanal

Apesar da riqueza ambiental que oferecem, esses locais são muito vulneráveis, principalmente aos efeitos das mudanças climáticas

por Globo Rural Online, com informações da WWF Brasil 
 
Ecossistemas frágeis e complexos, as áreas úmidas – nome dado ao conjunto de lagos, lagoas, pântanos e outros tipos de áreas alagáveis, como o Pantanal - têm um papel importante na manutenção da biodiversidade. Nesta quarta-feira (02/02) é comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas.

A data foi instituída pela
Convenção de Ramsar, em 1971, com o objetivo de estimular a reflexão e aumentar o reconhecimento em todo o mundo sobre a importância das áreas úmidas para o planeta e para a vida das pessoas.

Este ano, em razão do Ano Internacional das Florestas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o tema escolhido para as comemorações foi Áreas Úmidas e Florestas.

 O que são áreas úmidas

As áreas úmidas estão presentes em todos os tipos de ecossistemas e são importantes para a manutenção da diversidade biológica e para a regulação do clima. Pelo fato de terem um ciclo hidrológico que se modifica o tempo todo e que exige adaptação constante, as áreas úmidas abrigam uma enorme variedade de espécies endêmicas.

Outro serviço importante prestado por essas áreas é a regulação do ciclo hidrológico, ampliando a capacidade de retenção de água da região onde se localiza e, com isso, promovendo o múltiplo uso das águas pelos seres humanos.


Apesar da riqueza ambiental que oferecem, essas áreas são muito vulneráveis, principalmente aos efeitos das
mudanças climáticas. Situadas em uma área de transição entre os ecossistemas aquáticos e terrestres, sofrem muita pressão não somente pela ação direta do homem, mas também pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce adjacentes.

Além do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, são consideradas áreas úmidas no Brasil a Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal, também em Mato Grosso; a Estação Ecológica Mamirauá, no Amazonas; a Ilha do Bananal, em Tocantins; as Reentrâncias Maranhenses, a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense e o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz, no Maranhão; a Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início