segunda-feira, 7 de março de 2011

AVIADOR QUE FEZ A VOLTA AO MUNDO DE AVIÃO, SOBREVOA QUERÊNCIA COM BALÃO

Fonte: www.jopioneiro.com.br

O aviador e ambientalista Gérard Moss, que ficou conhecido em todo o Brasil por ser o único piloto brasileiro a terrealizado por duas vezes, em 1992 e 2001, a volta ao mundo em aeronaves pequenas, agora realiza treinamentos de voos na floresta amazônica, a bordo de um balão de ar quente. Gérard, que gosta de velocidade e está acostumado a voar com a potência de um motor na mão e controlar a direção e a velocidade, está sendo treinado para pilotar e conviver com uma sensação de impotência diante das características do balonismo, de ser levado pelo vento, e de preferência, com ventos fracos.
 

Na semana de 15 a 20 de fevereiro, Gérard, comandante do Projeto Rios Voadores, e uma equipe especializada em balonismo, partiu para Querência, no Mato Grosso, para um treinamento de sobrevoo na floresta amazônica.
Gérard se encantou com a experiência e relata: “Foram cinco dias de voos emocionantes, sobrevoando a floresta tropical a bordo do balão da Expedição Rios Voadores, orientado pelo piloto Welington da Mota Corrêa. Nós voamos a zero metro das copas das árvores com rasantes impressionantes, e até penetrando no dossel quando possível. É maravilhoso pegar as folhas com as mãos, ouvir os gritos de surpresa das aves que vivem nas alturas das árvores. Foi um grande privilégio contemplar a nossa floresta amazônica, em terras matogrossenses, e observar de tão perto a vida na floresta sobre as árvores.
Na Fazenda Macaré, que excepcionalmente conserva ainda 80% de suas matas intactas, os voos de balão tinham o objetivo de analisar a viabilidade de coletar amostras comparativos de vapor de água emitido das matas e dos campos em volta.
O Projeto Rios Voadores é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Trabalha em colaboração com CENA, CPTEC e INPE e tem o apoio daRichards, Victorinox, Aliança da Terra e Agência Nacional das Águas.
s1

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início