terça-feira, 29 de março de 2011

Documentário Vale dos Esquecidos estreia no É Tudo Verdade

fonte: Rollingstone
Cena de  Vale dos Esquecidos , doc inédito que será exibido no É Tudo Verdade
Cena de Vale dos Esquecidos, doc inédito que será exibido no É Tudo Verdade
O primeiro longa da diretora Maria Raduan, Vale dos Esquecidos, foi selecionado para a mostra competitiva brasileira do festival É Tudo Verdade e fará sua estreia durante a programação do evento. O documentário, que retrata 45 anos de conflito de terra entre índios, grileiros, sem terra e posseiros no Mato Grosso, foi gravado no local onde existiu a fazenda Suiá-Missú, considerada o maior latifúndio existente no planeta, nos anos 70.

O fio que conduz a história é a vasta gama de depoimentos de todas as partes envolvidas: o cacique Damião Paridzané, o líder Xavante Marawãtsède; Dom Pedro Casaldáliga (bispo emérito de São Félix do Araguaia), um funcionário da fazenda na época chamado Adário Carneiro, o fazendeiro John Carter, além de Filemon Limoeiro, político; Rosa Silva, líder dos sem terra; e Neto Figueiredo, posseiro. Com um longo trabalho de pesquisa, a diretora e sua equipe também descobriram fotos raras, áudios da época e imagens atuais que ajudam a compreender melhor as origens do conflito.

"A princípio queria entender a história dos índios e durante a filmagem percebi que existiam muitas outras variáveis. Seria impossível contá-la sem retratar as outras. Foi quando decidi que o Vale dos Esquecidos seria uma radiografia de como é a Amazônia no Brasil", explica Maria.

Vale dos Esquecidos será exibido nos dias 4 e 5 de abril, no Rio de Janeiro, e 6 e 7 do mesmo mês na capital paulista. Leia mais informações abaixo.

Além disso, o filme também integra a programação do HotDocs, tido como o maior festival de documentários dos Estados Unidos e Canadá. A produção será exibida por lá nos dias 30 de abril e 2 de maio em Toronto.

Veja abaixo o trailer:

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início