terça-feira, 29 de março de 2011

Ex-prefeito é homenageado na Câmara de Barra do Garças

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: ReproduçãoChaparral recebeu votos de toda bancada de Wanderlei Farias Chaparral recebeu votos de toda bancada de Wanderlei Farias
O ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral (PC do B) estará em breve no município para receber uma homenagem da Câmara Municipal. Recentemente o legislativo votou uma moção de aplausos ao comunista pelo fato de ter concluído o seu curso de mestrado na Universidade de Torino, na Itália, onde reside por cerca de dois anos.

A moção indicada pelo vereador Odorico Kiko (PT) acabou sendo aprovada por unanimidade inclusive com apoio da bancada do prefeito Wanderlei Farias (PR) formada por oito dos 10 vereadores. O petista disse que ficou surpreso com aprovação da matéria, que inicialmente chegou a ser questionada por alguns vereadores, mas ao final concordaram com sua aprovação.

Kiko ressaltou que a matéria não tem nenhuma conotação política e sim apenas com objetivo de prestar uma homenagem a um barra-garcense que esteve fora do Brasil se aperfeiçoando. O petista agradeceu a interferência do presidente Júlio César (PSDB) que possibilitou na aprovação da matéria.

Na homenagem, o vereador petista justificou que os barra-garcenses se sentem orgulhosos e espera que o período de dois anos em que Chaparral passou na Itália “possa ter amadurecido o espírito para os desafios de inclusão social desenvolvidos no Brasil em que a educação [que] é a referência primeira para formar cidadãos que pleiteiam transformação sócio-econômica-cultural-política e desportiva da cidade e de todo o Vale do Araguaia”.

Chaparral x Wanderlei

A aprovação desta homenagem causou estranheza porque a bancada do prefeito Wanderlei aceitou a homenagem, todavia os dois políticos são oponentes ferrenhos na cidade. Na eleição de 2008, Chaparral perdeu a prefeitura para Wanderlei por 14 mil votos contra 10 mil do comunista. Todavia a campanha foi marcada por diversos embates.

Chaparral protocolizou várias denúncias contra o republicano alegando que Farias lhe deixou uma herança maldita em 2005. O comunista protestou contra a doação de ônibus escolares a comunidade indígena, criação do 14º salário, extinção da taxa de iluminação pública e irregularidades no processo de privatização da água e esgoto de Barra do Garças cujo processo está na Polícia Federal.

O comunista acabou sendo processado porque colocou em dúvida o enriquecimento de Farias usando até mesmo adjetivos. Esse fato quase levou o ex-prefeito do PC do B para cadeia. Farias não participou dos debates na campanha e adotou uma tática de silencio e acabou vencendo a eleição.

Para 2012, Chaparral nega que tenha interesse em ser candidato apesar de estar voltando para Barra do Garças. Ele afirma que o seu compromisso é apoiar o empresário Roberto Farias (PP), que foi o seu vice na eleição passada. Os comunistas mais céticos apostam que ‘Chapa’ será candidato.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início