sexta-feira, 22 de abril de 2011

Serra da Capivara aventura e pré-história

Diário do Nordeste

FOTOS: FERNANDO BRITO

Grandes paredões rochosos que abrigam sítios arqueológicos, pinturas rupestres que desvendam o passado do homem americano e animais raros compõem o mosaico de preciosidades do Parque Nacional da Serra da Capivara
FOTOS: FERNANDO BRITO

No passeio pelo mais bem estruturado parque do País, o turista aprecia paisagens de rara beleza e conhece onde começou a saga do homem americano. Grafismos rupestres, que parecem desenho animado, revelam essa milenar história
As pessoas não serão capazes de olhar para a posteridade, se não tiverem em consideração a experiência dos seus antepassados, disse o escritor irlandês Edmund Burke em um passado distante. O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sudeste do Estado do Piauí, permite ao visitante descobrir um pouco dessa experiência, além de apreciar uma paisagem exótica que surpreende até os mais calejados viajantes.

Patrimônio Cultural da Humanidade, o parque protege a maior concentração de sítios arqueológicos e paleontológicos do continente americano. Ali, proliferam evidências de uma ocupação humana antiga, talvez anterior a 50 mil anos. Não é exagero afirmar: o cenário lembra um gigantesco museu a céu aberto entre imensas e intrigantes formações rochosas entrecortadas pela caatinga, com sua fauna e flora sem igual.

Mais que em qualquer outro destino, o passeio pela Serra da Capivara propicia aventura e descobertas a cada cenário. Impossível não ficar fascinado ao percorrer as trilhas, algumas leves ou moderadas, outras mais íngremes, deparando-se com vestígios dos nossos antepassados, rochas enormes, algumas com formas exóticas; animais curiosos, uma vegetação que se transforma e ganha novas cores ao decorrer do dia.

Diferente de nossos ancestrais, não somos caça ou caçador. Nas andanças pelo lugar, viramos observadores privilegiados de um território impressionante, onde o homem viveu em harmonia com a natureza e deixou um legado de arte que supera o tempo. Muitos dos visitantes se descobrem nos rastros da presença de vida humana em tempos remotos.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início