quarta-feira, 4 de maio de 2011

O parto da montanha em Mato Grosso

Escrito por GABRIEL NOVIS NEVES   
Dom, 01 de Maio de 2011 13:03
GABRIEL NOVIS NEVES

O governo do Estado anunciou, há cerca de um ano, ao meio de uma fanfarrice, mudanças radicais na política de saúde. Dentre elas: o Programa do Fila Zero e a inauguração do Hospital da Criança. Que não deu em nada. Agora é a vez do salvador programa de privatização da saúde e hospitais públicos.

O milagre acontecerá com a entrega da gerência da nossa saúde pública às Organizações Sociais de Saúde (OSS). Isso está me parecendo o parto da montanha. Deus queira estar equivocado.
Em vez de investir prioritariamente na área da nossa saúde pública, o governo Federal afirma que o Sistema Único de Saúde (SUS) atingiu quase a perfeição.

O nosso Estado tem pavor de discutir saúde pública, especialmente políticas para aumentar o insuficiente número de leitos hospitalares em todos os nossos 141 municípios.

Fica pior ainda quando o assunto é a construção de um hospital de Clínicas na cidade de quase 300 anos...


A bomba acaba caindo na cabeça das prefeituras sendo, a mais atingida, a de Cuiabá.

Os governos Federal, Estadual e Municipal, continuam tratando o setor privado da saúde como vilão, ao mesmo tempo em que o tem como referência única de eficiência e qualidade para recebê-los como pacientes.

Os recursos federais e estaduais transferidos, apesar de ridículos, não são executados em benefício da nossa saúde pública, e sim, trabalhados pela engenharia contábil-jurídica, diminuindo ainda mais os seus percentuais constitucionais, produzindo com isso inúmeras vítimas inocentes.

A proposta do governo com as OSS tem tudo para terminar como o parto da montanha.

Um belo dia a montanha tremeu após um barulho fortíssimo, e depois rachou num rugido de arrepiar os cabelos.

As pessoas nem respiravam de medo. De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu...um rato.

 

 *O autor é colaborador de Amazônias e do Supersitegood, de Cuiabá. É médico obstetra. Foi o primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Oferecimento:
Guia Comercial e Empresarial de Água Boa
Clicar no Banner para saber mais
Faça sua adesão como  80 empresas já fizeram, com um  investimento de apenas R$240,00 anual sua empresa estará nesta página de negócios e no final das reportagens do site Água Boa News.
Entre em contato conosco e solicite um de nossos consultores.
Fones (66) 3468-1384 / (66)8124-5516 ou aguaboanews@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início