quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aposentado planta couve que chegou a 8,5 metros de altura em Petrópolis

João Pimentel Baltar cultiva a hortaliça há cerca de quatro anos no quintal. Ele afirmou que está migrando para o cultivo de flores em casa.


Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
Um motorista aposentado aproveita o tempo vago para cuidar do jardim e horta que tem no quintal de casa, em Petrópolis (RJ). João Pimentel Baltar, 69 anos, cultiva um pé de couve há cerca de quatro anos e a hortaliça já passou dos 8,5 metros de altura. A couve é 3,5 metros mais alta que a plantada em Joinville por um casal de comerciantes.

No Bairro da Silveira, a hortaliça já virou assunto e quase ponto turístico entre os moradores da região. "Plantei a couve há cerca de quatro anos. Já comi muita couve em salada e tomei muita sopa com ela. Já tive cinco pés de couve no quintal, mas só esse agentou mais. Quem aparece em casa acaba comendo couve também", brincou Pimentel.
Pé de couve com 8,5 metros de altura é cultivado por motorista em Petrópolis (Foto: Arquivo Pessoal/Caio Baltar) 
Pé de couve com 8,5 metros de altura é cultivado por motorista em Petrópolis (Foto: Arquivo Pessoal/Caio Baltar)
O motorista disse que a muda da couve "gigante" veio de Minas Gerais. "Um amigo meu trouxe de lá e acho que se adaptou bem no quintal de casa. Eu uso adubo feito de estrume de gado. Quando não chove, rego em dias alternados. Por isso cresceu tanto. Apesar disso, acho que esse pé de couve só dura mais cerca de cinco meses, pois a base está ficando ressecada."

Pimentel revelou ainda que está deixando de cultivar hortaliças no quintal. "Estou migrando para as flores, já tenho ibisco, rosa, onze-horas e cravo da china". Para o frio junino, o motorista aposentado disse que vai usar o gengibre que tem na pequena horta para fazer um quentão para a família. "É tempo de festa junina."

Couve chegou a mais de 8,5 metros de altura no quintal da casa de um motorista aposentado em Petrópolis (Foto: Arquivo Pessoal/Caio Baltar) 
Couve chegou a mais de 8,5 metros de altura no quintal da casa de um motorista aposentado em Petrópolis (Foto: Arquivo Pessoal/Caio Baltar)
Em Santa Catarina
Um casal de comerciantes plantou um pé de couve há cerca de três e meio, no quintal da casa onde moram, em Joinville (SC), e a hortaliça chegou a cinco metros de altura. O responsável pelo plantio, Vanderlei Macalossi, 58 anos, disse que a couve cresceu tanto pela qualidade da terra na região e pela técnica que usou para a poda.
"Quando plantei, nem imaginei que fosse ficar com esse tamanho todo. Fui cortando as folhas laterais e deixando crescer as folhas de cima. Tem que saber podar mesmo. Além disso, tomei o cuidado de amarrar o caule para que a couve não caísse com o vento", disse Vanderlei, que é casado com Elizabeth Martins Macalossi, 57 anos, que o ajuda a cuidar da hortaliça.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início