segunda-feira, 13 de junho de 2011

Beija-flor robô dá show de destreza


Bioinspiração. Fonte  Inovação Tecnológica

A empresa norte-americana AeroVironment apresentou hoje um beija-flor robô que voa quase com a mesma destreza do pássaro de verdade.
Batizado de Nano Hummingbird (Nano Beija-Flor), a pequena ave mecânica é um feito inédito na área da robótica, ao voar usando asas inspiradas nas asas dos pássaros.
A aerodinâmica e o impulso gerados pelas asas dos pássaros são muito mais complexos do que os dos aviões e helicópteros, ou qualquer outro aparelho já feito pelo homem, que voam usando asas rígidas para dar a sustentação e hélices ou outro tipo de propulsão para gerar a impulsão.
Projetos anteriores, como o de um pássaro-robô, não alcançam o nível de destreza do Nano Beija-Flor.
Beija-flor robô
O beija-flor robô mede 16 centímetros, pesa 19 gramas e atinge até 18 km/h. Suas baterias recarregáveis proporcionam uma autonomia de voo de 8 minutos.
Comandado por controle remoto, o pássaro robótico imita bem o beija-flor de verdade, podendo pairar, voar lateralmente, para a frente e para trás e girar no sentido horário e anti-horário.
Uma câmera em seu pescoço transmite imagens em tempo real para o operador, permitindo que o robô explore locais fora do alcance visual de quem o controla - observe o canto superior esquerdo no vídeo abaixo.
A estabilidade de voo também é excelente - no vídeo de demonstração é possível vê-lo voando em ambientes abertos e fechados, e passando de um para o outro.
O desenvolvimento do Nano Beija-Flor começou em 2006 e custou US$4 milhões, financiado pelos militares, que planejam usá-lo para espionagem.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início