domingo, 18 de setembro de 2011

Frango e Galinha Caipira: incubação, alimentação e manejo

No Brasil, a criação de frangos e galinhas caipiras faz parte de um mercado que está em crescimento e se mostra como uma atividade bastante lucrativa. As aves caipiras são caracterizadas por serem criadas comalimentos naturais. Por isso, esses animais têm a carne mais avermelhada, com sabor diferenciado e menor teor de gordura.

Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de melhor qualidade, que sejam mais naturais e cuja produção seja mais ecológica. O preço da galinha caipira viva, chega a ser cinco vezes maior que o preço pago pelo frango de corte vivo, e os ovos caipiras, muito apreciados pelo sabor e a cor da gema, são até três vezes mais valorizados que os brancos.
A criação, que era restrita ao fundo do quintal, cresceu e está se profissionalizando. Por isso, a saída para se obter uma galinha caipira com boa produção é a utilização de linhagens de aves melhoradas em sistemas semi-intensivo e extensivo de criação. A galinha caipira proveniente do cruzamento de aves melhoradas, passa por uma seleção genética que otimiza a criação, sem perder a rusticidade.
Engana-se quem avalia a criação de frango e de galinha caipira como uma atividade condenada ao prejuízo. Se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, a produção de carne e de ovos caipiras pode alcançar excelente lucratividade.
O curso  “Criação de Frango e Galinha Caipira” elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas,  apresenta informações para os iniciantes na atividade e para aqueles que querem melhorar sua produtividade e qualidade.


Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Na criação caipira, as aves são mantidas livres ou semi confinadas, com acesso direto ao pasto por algumas horas ou durante todo o dia, sendo alimentadas, basicamente, por alimentos naturais.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início