segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Os 10 melhores vídeos e imagens da semana

Fonte: http://hypescience.com
Pulga devoradora de línguas, milho colorido, câmera fotográfica antiga com fotos da Primeira Guerra Mundial… Reveja as melhores imagens e os melhores vídeos da semana de 14/01/13:

A horripilante pulga devoradora de língua
1
Esta foto faz o estômago de qualquer um revirar. O nome desse monstrinho é pulga-do-mar (Cymothoa exigua). O parasita, um crustáceo isópode, se acomoda na base da língua do peixe Luciano (Lutjanus guttatus), devorando-a inteira e literalmente tomando seu lugar.
O incrível milho colorido: Photoshop ou genética?
2
Parece um objeto de vidro ou pedra colorida, mas é apenas uma espiga de milho – verdadeira. Essa espiga diferente foi cultivada por Greg Schoen, da Seeds Trust, uma companhia americana. O experimento, que usou diferentes sementes de milhos geneticamente modificadas, é chamado de Glass Gem Corn (milho gema de vidro).
Colecionador compra câmara fotográfica antiga e encontra fotos da Primeira Guerra Mundial
3
Anton Orlov, um colecionador de equipamento fotográfico antigo que mora em San Diego (EUA), visitou recentemente uma loja de antiguidades onde comprou uma câmera estereoscópica francesa, modelo Jumelle Bellieni. Enquanto limpava a câmera, ele encontrou imagens negativas já reveladas, que mostram locais bombardeados durante a Primeira Guerra Mundial, um avião que caiu durante o conflito, e outras marcas da guerra. As imagens foram provavelmente feitas na França.
O etéreo Monte Roraima
4
Monte Roraima é o monte mais alto das montanhas Pacaraima. Ele fica na fronteira entre Venezuela, Brasil e Guiana. Em muitas fotos e imagens de satélite, a montanha aparece engolfada em nuvens. Isto acontece porque a área é cercada por floresta espessa. O calor tropical faz com que a umidade da floresta suba e se condense sobre e ao redor da montanha. Como resultado, o Monte Roraima está quase sempre nas nuvens.
Assista um vírus infectando uma bactéria [vídeo]
Cientistas da Universidade do Texas em Austin e do Centro de Ciências da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Texas em Houston, ambas nos EUA, anunciaram que conseguiram pegar um bacteriófago, o vírus T7, no ato de infectar uma bactéria E. coli. Utilizando tomografia, a equipe conseguiu capturar imagens do vírus em diferentes estágios do processo de infecção da bactéria, e, a partir desta informação, montar uma animação mostrando como o processo acontece.
Antigo penteado de virgens romanas é recriado pela primeira vez
6
Depois da queda do Império Romano, muita coisa se perdeu ou foi esquecida. Uma delas é os penteados das vestais, jovens romanas escolhidas na infância para o celibato. Baseando-se em várias estátuas que representavam bustos de vestais, a arqueóloga amadora e cabeleireira Janet Stephens, de Baltimore (EUA), acredita ter conseguido recriar o penteado único. Conhecido como “sine crenes”, ou “sem entalhes”, o penteado simbolizava a castidade, e era conhecido em textos antigos como sendo o penteado mais antigo de Roma.
Cobra fica presa em asa de avião e assusta passageiros [vídeo]
7
Em um voo da companhia aérea Qantas, que ia da Austrália para Papua Nova Guiné, foi transportado um passageiro clandestino: uma cobra que ficou presa na asa do avião. Os passageiros levaram um susto ao olharem pela janela da aeronave e observarem o réptil, com cerca de três metros. Apesar de assustadora, a píton era da espécie Amethystine python, que não é venenosa. A viagem durou cerca de uma hora, e, após a aterrissagem, o animal foi encontrado morto.
Foto: as “balas” de Órion
8
Viajando a centenas de quilômetros por segundo, “balas” (na verdade, densas nuvens de partículas, que aparecem em azul na imagem) atravessam a Nebulosa de Órion, localizada a cerca de 1,5 mil anos-luz da Terra. Cada uma tem, em média, dez vezes o tamanho da órbita de Plutão e foi “disparada” por estrelas em formação. Os rastros alaranjados (que têm cerca de 0,2 ano-luz) são resultados do choque entre as “balas” e as nuvens de hidrogênio da nebulosa.
O último vídeo da lua feito por uma sonda moribunda
Em 17 de dezembro de 2012, as sondas gêmeas Ebb e Flow (“fluxo” e “refluxo”, efeitos de maré), componentes da missão GRAIL com o objetivo de mapear a gravidade superficial lunar, espatifaram-se nas costas de uma montanha no polo norte lunar. 3 dias antes, em 14 de dezembro, enquanto voavam a 10 km de altitude, as câmeras do projeto MoonKAM fizeram suas últimas milhares de fotografias, que foram coladas em dois clipes de vídeo. As tomadas foram feitas sobre o hemisfério norte do lado oculto da lua, próximos da cratera de impacto Jason.
Uma onda de razão [vídeo]
O Symphony of Science é um projeto musical que tem como objetivo levar conhecimento científico e filosófico através da música. O propósito é promover o raciocínio científico e ceticismo perante o crescimento de movimentos pseudocientíficos como astrologia e homeopatia. Nesta música, aparecem Carl Sagan, Bertrand Russell, Sam Harris, Michael Shermer, Lawrence Krauss, Carolyn Porco, Richard Dawkins, Richard Feynman, Phil Plait e James Randi.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início