sexta-feira, 12 de abril de 2013

Batista é o cara! O Araguaia e o mundo agradecem

 Fonte: Diário da Manhã
Só o que é verdadeiro prevalece.  “O mal trabalha contra si mesmo”.
(Chico Xavier)
Ninguém pode ver nem compreender nos outros o que ele próprio não tiver vivido.
(Hermann Hesse)
Não existe grandeza onde não há simplicidade, bondade e verdade.
(Liev Tolstói)

E há revolta nos corações e há covardia nas cabeças.  A maioria parece haver perdido a chamada santa indignação dos justos que preferem morrer bravos a viverem nas franquias das humilhações, o que é característico no povo órfão de líder.  O País está morrendo.  Mas não se desesperem os puros.  O sonho não morreu.  Na hora em que menos se espera e do lugar que não se sabe onde, o líder surgirá.  E não vai demorar.  Ele já está vindo nas almas do povo.
(Batista Custodio)

Desde que comecei a militância no movimento comunitário (Associação dos Moradores do Jardim América) e na liberação do carro a gás em Goiás  (Associação dos Condutores de Veículos a Gás / AUGO), através da vanguarda noticiosa livre e democrática do D.M, fomos merecedores de inúmeras manchetes nacionais, inclusive reportagens na revista Veja, Estadão e Folha de São Paulo a partir de 1988. Desde esta época, Batista Custódio é o Cara dos movimentos populares e ambientalistas de Goiás, tendo sempre neste ultimo a presença de seu fiel escudeiro Antonio Carlos Volpone do qual tive a honra e o privilégio de acompanhar em diversas pesquisas ufológicas, ambientais e geológicas no Oeste Goiano, inclusive preparando matérias para a rede globo que as editaram varias vezes para o jornal nacional. Posteriormente, quando assumi as direções técnicas das ex METAGO e FEMAGO, Batista nunca me abandonou, colocando à nossa disposição (FEMAGO, Batalhão Florestal e Ministério Publico) sua fazenda na Apa do Encantado em Baliza – Go para apoio logístico e operacional.  A partir desta operação (1º Promotoria Móvel do Araguaia), sob comando do Procurador Geral e ex Senador Demósthenes Torres e da Promotora Wânia Marçal, foi aí que a moralização e o saneamento do rio Araguaia tiveram inicio promissor, pois envidamos todos os esforços visando a materialização desta regularidade e ordenamento, através dos 1º Encontros de Revitalização e Ordenamentos do Vale do Araguaia em Aragarças, São Miguel do Araguaia (Luiz Alves), São Felix  e Aruanã, onde tivemos 2 heróis que tombaram assassinados (Deus me deu um novo alento, pois era para eu estar neste barco) por madereiros e pescadores profissionais no Rio Araguaia, em operação de Monitoramento e fiscalização, ambos do glorioso e colaborador Batalhão Florestal, hoje Batalhão de Policia Ambiental, os quais sejam, o soldado Diony de Oliveira e o sgto Jonebaldo Candido, que juntamente com os bravos e aguerridos tenentes (na época), hoje sumidos, devem ser majores e quem sabe até tenentes coronéis, Mauricio, Edson e André, formavam o bastião avançado da nossa proteção e varredura policial  em pró da salvação do Araguaia. 

De lá pra cá, nunca mais o Batista me abandonou, assim como seu aguerrido e colaborador D.M, tanto é que posteriormente em 1996, muito me auxiliou na organização e condução jornalística da materialização do 1º Simpósio de Reativação do Aqüífero Termal Caldas Novas Rio Quente, bem como na proposição inédita deste aqüífero como Patrimônio Natural da Humanidade, quando aqui trouxemos os papas do Geotermalismo nacional.   Foi o que salvou o aqüífero da extinção, rendendo-me até o convite afim de ser entrevistado no Jô Soares, tematicamente englobando os vários aspectos das diversos vertentes naturais de Goiás, como o araguaia, os vulcões goianos (também paixão do Batista) e as dizimadoras quedas de cavernas do lago de Serra da Mesa (dolinamentos), que até hoje assombram aquela região,  através dos envenenamentos por toxinas (algas) sofrida pela fauna piscosa, culpa de Furnas que conseguiu operar sem apresentar EIA/RIMA, sendo que eu mesmo como diretor não concordei.  Dancei!!

É por muito mais que Batista é o cara dos movimentos populares e ambientais de Goiás sem nunca ter sido injustamente agraciado com comendas da ordem, fato este infelizmente contrário à empreiteiros verticalizantes que desorganizam dia a dia o meio ambiente goiano, instalando o caos advindos das construções de perigosas torres, até com mais de 40 andares. Que o Papa Chicão interceda ao Supremo Arquiteto do Universo, afim de que esta data se repita para o nosso herói Batista, por mais pelo menos 50 anos com plena saúde, alegria e luta, como tem rogado seu filho querido Fábio Nasser Custodio dos Santos, hoje vivendo ao lado de Jesus Cristo, e que nunca abandonou seu pai nas horas mais difíceis, quando a armagura, o tédio e o desânimo batem sempre à sua porta.  Estava certo Iris Rezende Machado, quando apresentou Batista a um grupo de amigos com as seguintes palavras: “se querem conhecer o verdadeiro Batista Custodio, terá de ser no momento em que estiverem por baixo e precisarem dele. Receberão o seu abraço caloroso e a sua solidariedade confortante”.  Comigo sempre foi assim desde 1987.  Parabéns Batista.  Desejo – lhe muitos anos de vida continue com muita saúde, pois sempre você será o Cara aguerrido dos humildes e necessitados !!

(João José de Sousa Jr, Crea 11139/D – MG, geólogo formado em 1973 na Universidade de Brasília (UnB); aposentado do Radam Brasil/ IBGE; ex-diretor da Metago e Femago; ex-geólogo de exploração e pesquisa de manganês, ouro e ferro da Icomi no Amapá; ex-professor da UFMG; mestre fundador da Loja Acácia do Cerrado, Oriente de Aparecida de Goiânia( GOEG e  GOB); ex ass. tecn. governo de Goiás / Pref. Goiânia; ex-pres. Assoc. Mor. Jd. América (AMJA);  jjsjconsultoria@hotmail.com.  www.geoljoaojose.blogspot.com. Articulista do Caderno Opinião Pública do DM)

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início