sábado, 15 de março de 2014

Tratamento dos cabelos com óleo de Pequi

13/03/14 - 09:25

Na batalha pelos cabelos perfeitos não faltam aliados, e a bola da vez, já queridinha entre os especialistas, é o óleo de pequi. As sementes desse fruto típico do cerrado brasileiro podem ser consumidas como se fossem amêndoas, e é delas que é extraído o óleo, usado no preparo de alimentos, em produtos estéticos e, atualmente, como emoliente para as madeixas. Rico em vitaminas A e E e antioxidantes, ele tem também ação anti-inflamatória, que reduz as irritações do couro cabeludo e hidrata tirando o frizz. “Os óleos são ricos em nutrientes, dão bastante emoliência, e podem ser aplicado em qualquer tipo de fio, incluindo os que tem a raiz naturalmente oleosa”, explica a cabeleireira Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza.

Adeus aos cabelos sem vida! Profissional indica tratamentos para fortalecer os fios

Para os cabelos muito ressecados, é possível aplicar o produto para um reparo intensivo em casa. “Pode usar cerca de 10 ml do óleo com um creme branco e deixar agir por cerca de 20 minutos, uma vez por semana para não pesar demais e deixar o aspecto lambido. Quando sentir que está bem hidratado, o intervalo pode passar para 15 dias”, indica. Já para os oleosos, a dica é manter sempre a cinco dedos da raiz. “Essa distância é a ideal, porque o couro cabeludo já produz naturalmente a oleosidade necessária para ele”, completa.

Na máscara

Para usar na máscara, escolha a que é ideal para seu tipo de fio e inclua 10 ml do óleo. Dê preferência aos cremes brancos e sem muitos aditivos. “Passe apenas no comprimento, deixe agir pelo tempo indicado na máscara e lave os fios normalmente”, ensina.

Pré xampu

Outra particularidade do óleo de pequi é sua função como pré-xampu, quando puro e diretamente nas madeixas. “Pelo fio estar sujo ele precisa ser puro para conseguir abrir as cutículas do fio e chegar ao córtex. Use uma quantidade suficiente para seu comprimento e deixe por 15 a 20 minutos. Caso tenha os fios grossos, pode manter por até 30 minutos para ter certeza de que penetrará bem”, revela.

No lugar do sérum

Pintou o frizz depois de lavar? Então pode usar e abusar do óleo no lugar do sérum, que é mais econômico e fácil de usar. “Tem que aplicar o mínimo possível, algo próximo a uma moeda de 10 centavos. Espalhe nas mãos e aplique nas pontas só para dar finalização. A preferência é não usar todos os dias, só quando lavar ou depois da escova, porque ele segura cerca de dois ou três dias”, conta. Para quem gosta de ondas perfeitas, passe amassando: “quanto mais hidratado, mais bonito e bem formado fica o cacho”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início