domingo, 16 de março de 2014

AGROFLORESTA

Fonte: Terra e Paz AGROFLORESTA
A crise ambiental, refletida diretamente na agricultura, é fruto dos sérios problemas ambientais acarretados pela Revolução Verde, como degradação e ameaça de escassez dos recursos naturais, contaminação dos mesmos e do ser humano. Atualmente a agricultura moderna vai além desse pacote tecnológico acima citado, ao incluir as sementes “bio-engenheiradas”, ressaltando ainda mais a dependência do agricultor pelos insumos acoplados.
A maioria das pesquisas científicas da agricultura moderna, coerente com o paradigma dominante, tem sido dirigida para maximizar a produção, ao invés de otimizá-la, e para solucionar problemas de produção mais imediatos do que a resiliência ou sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem-se enfocado apenas parte dos componentes do sistema agrícola ao invés do sistema como um todo e a avaliação dos seus resultados tem sido baseada primeiramente no retorno econômico a curto prazo e não na sustentabilidade do sistema a longo prazo. O resultado desta abordagem tem sido o desenvolvimento de uma super-produção, através de uma agricultura industrial que apresenta grande dificuldade de manter a qualidade ambiental, os recursos naturais, a segurança alimentar e a qualidade de vida rural.
As agroflorestas são formas de manejo da terra em que espécies agrícolas e florestais são plantadas e manejadas em associação, segundo os princípios da dinâmica natural dos ecossistemas.
Representam a interface entre a agricultura e a floresta, otimizam a produção através da conservação do potencial produtivo dos recursos naturais e apresentam um grande potencial para os países tropicais, ricos em biodiversidade.
Agrofloresta é um termo novo para uma técnica antiga usada por muitos povos na floresta.
Um sistema agroflorestal (SAF) é uma estratégia de recuperação de solos degradados e também um sistema de produção sustentável com grande potencial para substituir o modelo agrícola atual.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início