sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Alunos farão o Enem 2009 em dia de rodada decisiva do Brasileirão

Por O Grobo (Educação)
Edição: Meider Leister

O que você faria se tivesse uma prova importante no mesmo dia em que seu time decide o título brasileiro ou a última chance para permanecer na Série A? Esse é o dilema dos alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) e que realizarão prova neste fim de semana, quando acontece a última rodada do Brasileirão. (Leia mais: MEC diz que suposto gabarito do Enem é falso)

A paixão pelo Botafogo fez Pedro Chilingue, de 19 anos, tomar uma decisão difícil. Para estar no Engenhão contra o Palmeiras, ele abriu mão de realizar a prova:

"
Assim que soube da data resolvi que iria no jogo (Pedro Chilingue)
"
.- Assim que soube da data, torci para que tudo se resolvesse antes da última rodada. Mas o tempo passou e eu vi que isso seria bem difícil. Comecei a ver a mobilização da torcida e não consegui ficar fora. Resolvi que iria ao jogo - diz.

E Pedro não foi o único que preferiu não comparecer ao Enem:

Vestibular tem todo ano. Faz 30 anos que o Inter não é campeão brasileiro. Colocando na balança o que me traria mais alegria, uma aprova ção no vestibular ou um título de campeão brasileiro, eu fico com a segunda opção disse o colorado Erick Herzog, que chegou a pensar na seguinte solução para resolver a coincidência das datas:

Quando soube que seria no mesmo dia eu pensei "Tomara que fraudem de novo a prova e adiem." Erick se refere à mudança de data das provas do Enem após a prova ter sido cancelada por causa do vazamento das questões.

Muito perto de ser campeã, a torcedora do Flamengo Vivian Vianna, de 18 anos, promete sair diretamente do local de prova para as arquibancadas do Maracanã.

Eu sempre disse que precisava conciliar as duas coisas. Vou fazer a prova mais ou menos e vou para o jogo. O provável título do Flamengo pode amenizar tudo caso eu não passe no Enem projetou.

Integrante de família são-paulina que comprou passagem para São Paulo, Bruna Gouvêa não abriu mão da prova assim como Vivian. Por isso, não irá ao Morumbi.

É muito ruim ver todomundo da minha casa com o ingresso na mão e só faltar o meu. Mas já pedi muitas fotos e que todos voltem roucos de lá depois de apoiar muito. É meu futuro que está em jogo. Todo estudo e esforço ao longo desses anos serão usados nessa prova.

Professores estão divididos

A decisão de alguns alunos de não fazerem as provas do Enem neste fim de semana, quando acontece a rodada decisiva do Brasileirão, tem dividido os professores. Considerando radical a ideia de não fazer o exame, a professora Carolina Campello, que trabalha no colégio de A a Z e no curso Intellectus, aconselha os estudantes a priorizarem o vestibular.

- Os alunos terão outras oportunidades para ver seus times disputando título. E é muito melhor que isso aconteça com todos já na universidade. A prova deveria ser prioridade, afinal, deixar de fazê-la é abrir mão de um ano de estudo - alerta.

"
A prova deveria ser prioridade, afinal, deixar de fazê-la é abrir mão de um ano de estudo (Carolina Campello)
"
.Já Luis Antônio Simas, professor do Colégio e Curso PH, garante entender a atitude dos alunos:

- Eu trabalho com vestibular e sei da importância do Enem. Mas entendo a decisão dos alunos e arrisco dizer que, talvez, tomaria a mesma atitude que eles por também ser um apaixonado por futebol.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início