Seleção terá vida difícil na Copa do Mundo
Por Lucas R.
Edição: Meider Leister
O principal adversário da seleção brasileira, cabeça de chave do Grupo G, será a seleção de Portugal, quarta colocada na Alemanha em 2006. As duas seleções farão a última partida do grupo no dia 25 de junho, às 11 horas (horário de Brasília), em Durban, no Estádio Moses Mabhida. As duas equipes deverão ditar o ritmo do grupo, que também conta com Coreia do Norte e Costa do Marfim.
Brasil e Portugal já se enfrentaram na competição, especificamente na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, quando a seleção portuguesa, comandada por Eusébio, venceu os brasileiros com uma vitória por 3 a 1, justamente na primeira fase, fazendo com que a seleção brasileira voltasse para casa.
Já a estreia brasileira acontecerá no dia 15 de junho diante da Coreia do Norte, às 15h30, em Johannesburgo, no Estádio Ellis Park. Já a segunda partida será contra a Costa do Marfim no dia 20, às 15h30, na mesma cidade, mas no Estádio Soccer City.
A Copa do Mundo de 2010 começará no dia 11 de junho com a partida entre a anfitriã da competição, a África do Sul, diante do México, às 11 horas (horário de Brasília),
Cafu, capitão da seleção campeã em 2002, participou do sorteio dos grupos para a Copa de 2010, que também contou com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira e o técnico Dunga. Ao todo, a cerimônia de sorteio contou com três mil convidados.
O sorteio dos grupos da Copa contou com um toque sentimental com a presença do ícone da luta contra o Apartheid e ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, que, com seus 91 anos, foi objetivo: "O futebol tem grande popularidade na população da África do Sul, e tem um lugar em nossos corações".
Após a participação de Mandela, o atual presidente, Jacob Zuma, agradeceu o apoio recebido, e destacou o orgulho de sua nação com a realização da Copa, que ocorrerá entre os dias 11 de junho a 11 de julho de 2010. "Estamos orgulhosos de sediar a Copa, assim como orgulhosos de conseguirmos organizar uma competição como esta. O mundo vai se surpreender. Ao final do torneio, a Copa permanecerá na África."
Já o presidente da FIFA, Joseph Blatter, também exaltou a realização da Copa em continente africano, e aproveitou para enfatizar os feitos sociais da entidade através do projeto "One Goal", com investimentos estimados em US$ 200 milhões (cerca de R$ 350 milhões).
Com as apresentações necessárias, a festa continuou com uma breve apresentação das outras Copas disputadas para então iniciar o sorteio com a apresentação da atriz Charlize Theron (Advogado do Diabo e Hancock) e o secretário-geral da FIFA, o francês Jerome Vacke.
GRUPO A - África do Sul, México, Uruguai e França GRUPO B - Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia
GRUPO C - Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
GRUPO D - Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
GRUPO E - Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
GRUPO F - Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia
GRUPO G - BRASIL, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
GRUPO H - Espanha, Suíça, Honduras e Chile
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário