Volta a chover em SP, mortos são 12
Enviado por Lucas R.
Edição: Meider Leister
As chuvas que atingem o Estado de São Paulo desde o dia 1º de dezembro já deixaram 12 mortos e 13 feridos, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (4) pela Defesa Civil Estadual. Um total de 21 cidades foram afetadas e as chuvas deixaram 173 desabrigados.
O balanço envolve a chamada Operação Verão, iniciada na última terça-feira (1), e a atualização mais recente foi feita às 7h desta sexta-feira. A operação será feita até o dia 31 de março e é feita para monitorar a situação de 114 cidades – dos 654 existentes no Estado – que apresentam mais riscos de desastres provocados pelas chuvas.
Durante a Operação Verão são monitorados locais de possíveis deslizamentos e encostas.
Equipes são treinadas para atender populações em situação de risco. Os dados só são atualizados às 7h do dia seguinte.
Os dados não incluem o corpo de uma criança localizada por volta das 16h desta sexta-feira (4). O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que a criança estava desaparecida após o desabamento de uma casa em uma favela no Jardim Santo André, na região de Itaquera (zona leste de São Paulo), na última quinta-feira (3). Uma outra pessoa permanece desaparecida.
O Corpo de Bombeiros informou que pelo menos 40 homens trabalham no resgate. Os trabalhos de busca tiveram início por volta das 5h e contam com auxílio de cães farejadores. Eles retiram a terra que se acumulou.
No início da manhã desta sexta-feira (4), os bombeiros informaram que três pessoas estavam desaparecidas, número que foi corrigido posteriormente. A casa caiu na tarde da quinta-feira.
Cálculo fornecido pela Defesa Civil Estadual aponta que 12 pessoas morreram desde o dia 1º de dezembro. O balanço foi fornecido às 7h e não contabiliza o corpo desta criança localizada pelos bombeiros às 16h.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo que monitora o clima na capital, informou que em toda a cidade choveu 31,4mm. A média do mês é de 201 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Só no centro, uma das regiões mais afetadas, foram 55mm.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário