sábado, 3 de maio de 2008

Agrofloresta: Como Plantamos Pequi

Foto:Edemo Corrêa Canarana -MT
Nós plantamos até o momento 500 pés de pequi, em nosso sítio no Jaraguá a 45 km de Água Boa MT.

.
Somos sempre perguntados como fazer para a germinação correta, aqui vamos relatar a nossa receita:
.
Colher os frutos bem maduros, aqueles caídos dos pés que não servem para alimentação muitos deles é ótimo para plantar, basta observar se não estão com brocas.
.
Em seguida retire a polpa com faca bem amolada (foto a cima) e colocar as sementes no chão ao natural por 30 dias, deixe tomar sol e chuva, se tiver formigas cortadeiras por perto melhor ainda, pois elas ajudam a eliminar o restante da polpa que a faca não consegue tirar.
.
As sementes do pequi que não for utilizada para alimentação, coloquem-nas em um tambor com água e vai trocando a cada 02 dias com uma semana solta polpa, da mesma maneira colocar no sol.

A próxima etapa colocar as sementes em um canteiro com areia removida com uma pequena camada de terra, o máximo 02 cm da maneira que pode ver o dorso delas.
Após trinta dias começa a germinação que só termina na próxima chuva do ano que vem.

A dificuldade da planta em saquinhos é porque terá que cuidar dela de um ano para o outro, pois no primeiro ano quando está no tamanho ideal para plantar a chuva já se foi.
.
O correto é quando as sementes estão germinando no canteiro de areia, no primeiro brotinho (veja fotos abaixo), transplantar para a cova bem rasa deixando o brotinho para fora.
.
É de muita importância fazer um ninho no entorno com capim, gravetos e folhas, mas não deixe encostar-se no brotinho, pois ele estará protegido de insetos e já terá matéria orgânica suficiente no seu começo de vida. Depois é só coroar ela com enxada uma vez por ano sempre trazendo o material para o entorno da planta.
.
Nós também plantamos o pequi direto a semente no meio do cerrado nativo, em 03 há encontramos 100 pés.
.
Plantamos ha 02 anos 1000 sementes a maioria nasceu no segundo ano, 2007/2008.
.
Vamos mostrar fotos em outra oportunidade. É uma experiência nova. Estamos coroando eles e contando.
.
Convido você para nossas próximas reportagens: Pequi plantado no meio do pasto - Sistema agroflorestal.
Até a próxima.
.
Por Kassu/AGUABOANEWS

Fotos - Dr. Edu Cassiano
Publicação e revisão - Meider Leister

8 Comentários:

Cleyrout disse...

Excelente materia sobre esse nobre fruto do cerrado.
aproveitando, gostaria de iniciar uma pequena plantação dessa arvore, tanto pelo fator ecológico como de lucros. Paratanto, gostaria de adquirir cerca de 200 mudas e gostaria que me ajudassem contactando o senhor dessa materia e esse me contactasse para negócios...um grande abraço e muito sucesso.

Anônimo disse...

vou tentar da qui alguns dias falo?!

Fire Fox disse...

Muito bom saber, agora posso plantar pequi, obrigada pelas dicas e continuem a ensinar, quero uma plantação com varias arvores.

Kassu disse...

Estamos elaborando matérias atualizadas dessas nossa experiências ambientais, afinal começamos o nosso blog que depois virou negócio www.aguaboanews.com.br divulgando esse nosso lado ambientalista.
Do nosso plantio nesta safra 15 pés já produziram. Um vizinho o Luiz montou uma mercenaria no sítio com dinheiro de pequi ver esta matéria no link: http://www.aguaboanews.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2461:agrofloreta-em-agua-boa&catid=10:meio-ambiente&Itemid=22

osvaldo augusto disse...

Aos interessados em adquirir sementes já germinadas de pequi. http://www.mudasdepequi.com.br/

Blog do Junio disse...

Boa matéria!!! Tambem tenho interesse em plantar uma arvore essa em casa. onde moro é cerrado e tem varios pés no bairro. Porem quero plantar em casa. Agora tenho uma pergunta! Qual o tempo que o pequi leva para dar fruto? Da semente até a planta adulta.

Kassu disse...

Muitas pessoas plantam pequi adquirindo mudas que talvez tem 3 anos plantada em uma lata, aí dizem que produziu com 3 ou 4 anos. No nosso caso plantamos as sementes demoraram 7 anos para dar os primeiros frutos. A nossa experiencia é em terra de cerrado e arenosa sem colocar nenhum tipo de esterco ou adubo. Nunca deve plantar com adubo elas morrem. No caso do esterco só se colocar no fundo da cova que ser com no mínimo 30 cm, se colocar envolta do pé a raiz não aprofunda e ele cai com o vento quando começa produzir. Nosso plantio continua. Teremos em breve novas reportagens atualizando as nossas experiencias.
Att. Kassu

Anônimo disse...

Tenho frutos no congelador, se retirar e deixa de molho na agua durante semanas, consigo fazer a muda do pequi.

Copyright© 2008-2014 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início