sexta-feira, 20 de junho de 2008

Prefeito de Alto Boa Vista leva caso Suiá-Missu ao Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica

O Prefeito de Alto Boa Vista/MT, Mario Cezar Barbosa, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio - Ambiental do Araguaia, composto pelos municípios de São Félix do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antonio, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia, liderando uma comitiva formada por vários seguimentos da comunidade altoboavistense, manteve nesta segunda-feira (09/06), uma vasta agenda em Brasília, tratando exclusivamente dos assuntos pertinentes ao caso Suiá-Missú.

Logo pela manhã, o Prefeito acompanhado pela Comissão de Defesa da Gleba Suiá-Missú, mais os advogados de defesa dos produtores e proprietários atuais da área em questão, estiveram com o presidente da Funai, Marcio Meira e com o ouvidor agrário, desembargador Gersino Silva, onde foi exposto pelo Prefeito Municipal, a importância de se buscar uma "solução rápida e justa para o impasse," que segundo ele, "criada pela própria FUNAI, ao transformar 70% da área territorial do município de Alto Boa Vista, em Terra Indígena.

De fato, a demanda na Justiça Federal, que já perdura por mais de quinze anos, tem causado sérios prejuízos ao desenvolvimento municipal e para toda a região do Araguaia, uma vez que, até as obras de pavimentação da Br-158, se encontram paralisadas devido o litígio.

Em um clima tenso e de bastante animosidade por parte dos agentes da Funai e do próprio Presidente do órgão, que disse: "nada poder fazer, além, de esperar a decisão da Justiça," ao ouvir a exposição do prefeito Mario Cezar, que finalizou fazendo um apelo para que "todos se unam em um esforço conjunto para a solução do problema", o advogado dos produtores, Luiz Carlos Militão, protestou contra a veracidade dos laudos antropológicos, acusando-os de fraudulentos e defendeu a legitimidade do direito de posse e propriedade dos atuais ocupantes da área.


Após a frustrada reunião, a comitiva retornou ao gabinete da senadora Serys, de onde, o bravo e prestigiado assessor da Senadora, Vicente Vuolo conseguiu o impossível, algo que normalmente demora entre dez a trinta dias, foi obtido em menos de três horas de espera.

A confirmação de uma audiência especial e em caráter de urgência, com o General Jorge Armando Félix, Ministro de Estado e Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica, para o final da tarde, foi comemorada com entusiasmo por todos!

No balanço geral da movimentada segunda-feira em Brasília, a comitiva do Araguaia retornou para casa bem mais esperançosa! E satisfeitíssimos! Com a atenção dispensada pelo super- assessor, da senadora Serys, Vicente Vuolo e a recepção calorosa que tiveram no gabinete do General Félix, Ministro da Segurança Institucional da Presidência da Republica.

Finalmente, o recado foi dado para a pessoa certa, na hora certa. Agora, não vai demorar muito para que o Presidente Lula, fique ciente dos fatos conflitantes que vem ocorrendo pelos rincões do Araguaia, os quais, cabe a ele, evitar que o pior possa acontecer.

Fonte: Notícias do Araguaia/com AGUABOANEWS

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início