quinta-feira, 12 de junho de 2008

Procuradoria recebe denúncia contra fazenda de senador Jaime Campos (DEM)


A denúncia é em razão de denúncia de 20 trabalhadores rurais que afirmam ter trabalhado no local em condições degradantes


A Procuradoria do Trabalho de Alta Floresta (800 km de Cuiabá) vai monitorar a fazenda Santa Amália, do senador Jayme Campos (DEM), em razão de denúncia de 20 trabalhadores rurais que afirmam ter trabalhado no local em condições degradantes e sem receber parte dos salários devidos.

Um inquérito chegou a ser a aberto, mas foi suspenso ontem após a assinatura de um termo de ajustamento de conduta. Pelo documento, o senador se comprometeu a cumprir uma lista de 30 obrigações trabalhistas em futuras contratações, sob pena de multa de R$ 20 mil mensais por item eventualmente descumprido.

Campos integra a bancada ruralista do Senado. Sua fazenda em Alta Floresta é a mesma que, no ano passado, foi alvo de R$ 6.045.120 em multas do Ibama por conta de 1.500 hectares de desmates em áreas de preservação permanente.

Segundo depoimento dos trabalhadores, os alojamentos eram precários, não havia água potável nem equipamentos de proteção individual. Eles ainda disseram que não receberam a parcela de salários.

De acordo com o procurador do Trabalho do município, Rafael de Araújo Gomes, nenhum dos trabalhadores tinha carteira assinada ou direito a assistência médica. "Todos repetiram basicamente a mesma história, com detalhes. Como já haviam deixado a área há alguns dias, seria contraproducente tentar um flagrante."

O procurador avalia que as situações de trabalho escravo e degradante são "endêmicas" nas fazendas de pecuária da região de Alta Floresta. "De cada duas fiscalizadas, uma tem problemas relacionados ao não-cumprimento da legislação trabalhista."

A Folha procurou Jayme Campos em seu gabinete no Senado, mas sua assessoria informou que ele estava em plenário e não poderia falar. A reportagem deixou números de telefones para contato, mas, até a conclusão desta reportagem, às 21h de ontem, ninguém ligou de volta.

Folha Online
Postagem Kassu/AGUABOANEWS

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início