quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Copacabana Palace vira patrimônio cultural do Rio


Aos 85 anos, hotel tem lista extensa de hóspedes famosos.
Qualquer nova obra deverá ser aprovada por Conselho municipal.

Do G1, no Rio


Após completar 85 anos, Hotel Copacabana Palace vira patrimônio cultural do município. (Foto: Foto AFP)

O Hotel Copacabana Palace foi tombado definitivamente como patrimônio cultural da cidade do Rio. O prédio de 85 anos deve manter as características que tornaram o hotel mundialmente famoso, e qualquer obra no imóvel deve ser aprovada pelo Conselho municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

O decreto municipal, publicado nesta quinta-feira (30), tem o objetivo de preservar uma das primeiras construções na orla de Copacabana, e que já hospedou reis, artistas, políticos e milionários do mundo todo.


Hóspedes famosos

O hotel começou a ser construído pelo empresário Octávio Guinle e deveria ser inaugurado para receber os visitantes que vieram ao Rio para a comemoração do centenário da independência do Brasil, em 1922, mas só ficou pronto no ano seguinte.

O prédio já recebeu dezenas de celebridades, entre elas o desenhista Walt Disney, as atrizes Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Gina Lollobrigida e Brigitte Bardot, a princesa Diana, o ex-piloto Michael Schumacher, os grupos Rolling Stones e The Police, e a modelo Gisele Bündchen.

Por trás da fachada em estilo mediterrâneo, o Copacabana Palace guarda muitas histórias, que são, na maioria, contadas por quem trabalha nos bastidores do hotel. São 420 funcionários que, todos os dias, percorrem quilômetros em longos corredores.

O hotel ocupa uma área de mais de 12 mil metros quadrados e é um dos imóveis mais valorizados do Brasil. De 1991 a 1995, uma parte das acomodações do prédio anexo e do prédio principal foi completamente renovada e modernizada e o 6º andar ganhou sete espaçosas e luxuosas suítes cobertura.

Além de hospedar famosos, o hotel também já foi palco de disputados desfiles de moda no Rio.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início