Lixão de Vila Rica serve de moradia e de fonte de renda para várias pessoas
Vila Rica-MT Embora muita propaganda seja feita do município de Vila Rica, divulgado como um município próspero e rico. A realidade que em que vivem muitas famílias no município não é essa, pois a maioria das pessoas que vivem nele não tem acesso às coisas básicas que um ser humano deveria ter, como; saúde, habitação, educação, e emprego.
Um dos exemplos é do nordestino, senhor Valdemar Naziozeno Rocha, e dos seus filhos Charles e Eliel Naziozeno dos Santos, que moram com o pai no lixão de Vila Rica há quase um ano.
Valdemar e os filhos passam o dia catando material reciclável, como garrafas petys, plásticos, cobre e outros, enfrentado o mau cheiro do lixo. O dinheiro para o sustento de toda família saí desse material recolhido no lixão, o valor recibo com a venda do material mal dá para o sustento da família.
Além de Valdemar e seus dois filhos, moram no lixão outros dois senhores, que também sobrevivem do lixo.A água que eles usam para o consumo vem de uma distância de mil e quinhentos metros, trazida por eles em tambores e em uma carrocinha.
Valdemar Rocha disse que um dos seus sonhos é ter uma casa na cidade pára morar com a família.Apesar do mau cheiro que eles enfrentam e a exposição a diversas doenças, Rocha pretende continuar tirando o sustento da família do lixão. Mesmo se conseguir uma casa na cidade Valdemar não pretende abandonar o lixão, que para ele é o único meio de trabalho de onde ele tira o sustento da família.
Fonte: Radio Eldorada FM
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário