MP celebra acordo com frigorífico de Nova Xavantina em prol do meio ambiente
Ministério Público de Nova Xavantina (645 quilômetros de Cuiabá) firmou termo de compromisso com o Frigorífico Independência S.A, para restabelecer o meio ambiente atingido pelo desastre ocorrido no início do mês passado com a mortandade de milhares de peixes. O caso teve grande repercussão na mídia nacional, tendo em vista a mortandade de toneladas de peixes típicos da região do Araguaia, como matrinxãs e pacus, entre outras espécies.
O Frigorífico Independência S/A não assumiu a autoria do crime ambiental, porém manifestou preocupação com o bem-estar da comunidade local, quando então se comprometeu a custear a realização de um diagnóstico para avaliar seu sistema de tratamento de efluentes a ser conduzido por empresa especializada escolhida pelo Frigorífico dentre três nomes indicados pelo Ministério Público. A indicação ocorrerá ainda nesta semana e o trabalho de diagnóstico se iniciará no prazo de 30 dias a contar da escolha da empresa pelo Frigorífico.
O Independência também custeará a composição do dano ocasionado pela mortandade de peixes no ribeirão Cachoeira e no rio Areões, consistente no pagamento de R$ 120 mil, no prazo de dez meses, a se iniciar em 15 dias após a reunião que se realizará para aprovação do destino do dinheiro.
Vale ressaltar que os recursos serão aplicados inteiramente em prol do meio ambiente de Nova Xavantina, prioritariamente em favor do laboratório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de acordo com o projeto que deverá ser aprovado por todos os envolvidos em reunião que também será realizada no decorrer desta semana.
Fonte: Notícias NX
Postar um comentário