No primeiro dia do ano há lágrimas e sangue em gaza
Sentimentos contraditórios se cruzam no meu coração neste primeiro dia de 2009.
Vejo na TV a tragédia palestina e o mundo todo se cala, cúmplice ou impotente diante de tanta destruição.
Leio a última notícia da Agencia Folha publicada por Rodrigo Vargas no dia 26 de dezembro sobre a situação do Incra em nosso Estado: "O ministério Público propôs nova denúncia ligada ao suposto esquema de fraudes que era operado da superintendência do Incra em Mato Grosso. Desta vez a suspeita recai sobre processo de desapropriação de terras iniciado em 1998 em Confresa. A fazenda São Vicente tem 35.001 hectares e foi avaliada pelos técnicos do Incra em R$ 4.658.141. É a sétima área a ser investigada e denunciada como irregular pelo procurador da República Mário Lúcio Avelar".
Acompanho a mensagem do para Bento XVI para o primeiro dia do ano, o Dia Mundial da Paz. Diz o papa que só haverá paz no mundo se combatermos a pobreza, fruto da injustiça. Temos um longo caminho pela frente.
Espero com grande espectativa o começo das novas administrações. A partir de hoje todos os municipios terão uma nova administração na Prefeitura e na Câmara Municipal. Na nossa região são 15 municipios. A esperança de todos e de todas é que as novas administrações sejam melhores, já que a decepção e a revolta tomaram conta do povo em vários municipios por causa das más administrações em algumas prefeituras da região.
Temos que lutar conscientemente por uma política participativa. Nada de votar nos candidatos e voltar a encontrá-los daqui a quatro anos. Temos que fiscalizar, estar presentes nas sessões das Câmaras, recordar ao prefeito e aos vereadores que foram eleitos para nos representar e não para nos substituir. Que na cidade como em casa se organize a vida a partir da solidariedade.
Que neste novo ano possa se concretizar o que diz esta bela benção irlandesa: "que o caminho seja brando a teus pés. O vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que, de novo, eu te veja, que Deus te guarde na palma de sua mão".
Entre a tragedia Palestina, a corrupção em alguns orgãos do governo, o desejo de paz combatendo a pobreza e a espectativa das novas administrações, começa este ano de 2009.
Paulo Gabriel

Postar um comentário