segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Citrosuco encerra produção e demite mais de 200

A fábrica do interior paulista já ficou fechada durante boa parte da safra, em 2008, por falta de frutas

Por Kassu / AGUA BOA NEWS



A carência de matéria-prima, aliada a um processo interno de rearranjo na produção de suco de laranja, seriam os motivos
(Foto: Cedoc/RAC)


A Citrosuco, segunda maior processadora de suco de laranja do mundo, anunciou hoje o encerramento da produção na unidade de Bebedouro, planta industrial que será utilizada apenas para o armazenamento da bebida. Os 204 funcionários da unidade já começaram a ser demitidos.

A unidade foi adquirida em 2004 no processo de compra, pela Citrosuco e pela Cutrale, dos ativos de produção de suco de laranja da Cargill no Brasil. A fábrica do interior paulista já ficou fechada durante boa parte da safra, em 2008, por falta de frutas para serem processadas, justamente no município que no passado foi considerado a capital brasileira da laranja.

A carência de matéria-prima, aliada a um processo interno de rearranjo na produção de suco de laranja, seriam os motivos do encerramento da produção na unidade. Com isso, a produção de suco de laranja da Citrosuco no Estado de São Paulo será concentrada nas duas outras unidades da empresa, nas cidades de Limeira e Matão.

A Citrosuco pertence ao Grupo Fischer e tem ainda uma fábrica de suco em Lake Wales, na Flórida (EUA) e outra em Videira (SC), onde também produz suco de maçã. A companhia possui ainda o maior terminal do mundo de escoamento de suco, em Santos (SP), o maior terminal europeu, em Ghent (Bélgica), além de terminais em Wilmington (EUA) e Toyohashi, no Japão. A Citrosuco produz também óleos e essências, álcool a partir do bagaço e polpa cítrica, além do suco de laranja.

Sindicato
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bebedouro (SP) divulgou comunicado no qual repudia as demissões ocorridas na unidade da Citrosuco. Segundo o documento, o Grupo Fischer, controlador da empresa, agiu com 'desrespeito' com o sindicato e 'principalmente com os trabalhadores da referida empresa, dispensando os mesmos com uma fria carta recebida em sua residência, trazendo um grande transtorno e desconforto para seus familiares', informa.

Desde sábado, 208 empregados segundo o sindicato, foram demitidos e um total de 1 mil entre diretos e indiretos, contratados para a safra, deverão perder o emprego. O comunicado assinado pelo presidente da entidade, José Antonio Janotta, informou ainda que irá pedir a interferência do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, 'para que o mesmo tome medidas em beneficio do setor da citricultura', informou. Já a Citrosuco informou que irá se manifestar ainda hoje. (Ag.Estado)

2 Comentários:

rose disse...

porque pessoas que foram transferidas da matriz para bebedouro não foram demitidas?enquanto que outras que ocupam o mesmo cargo foram?não parece uma panelinha???

Kassu disse...

Cara amiga internauta Rose.

É com muita satisfação que respondo o seu comentário.
Tenho a mesma opinião sua. Panelinhas tem em todos os lugares. Vc precisa conhecer os panelões que tem por aqui em Mato Grosso.Principalmente na política.

Fiquei curioso em saber onde vc mora.
Mande notícias e sugestões para:

aguaboanews@gmail.com

Continue conosco. Leia e comente

Obrigado por tudo.

Kassu.

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início