domingo, 8 de fevereiro de 2009

Vamos recordar - O LÍDER QUE LEVOU MIGRANTES PARA O MATO GROSSO

Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS




Foi um ato muito simples a sagração daquela grande cruz de madeira, numa clareira na selva, junto a uma encruzilhada a poeirenta rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), num lugar sem nome, que dias depois se chamaria Terranova e cinco anos após se converteria no terceiro município a ter origem nas andanças de Schwantes pelas áreas selvagens de Mato Grosso.

Não havia ninguém para tocar ou cantar hinos, na improvisada solenidade ecumênica daquela manhã de 3 de junho de 1978. Mas não era necessário. Em estado de graça, Norberto parecia ouvir com o coração a “Aleluia” de Haendel. E não era para menos. Filho de um pobre colono alemão, pastor luterano quase sem querer – foi a única opção que teve para estudar sem pagar –, ele se via ali, diante daquela cruz, transformado em um novo Moisés.

Naquele momento, estava tomando posse de uma terra prometida a mais de 2 mil famílias de pobres colonos, como seu pai, expulsos a flechadas e bordunadas de uma reserva indígena de Tenente Portela, justamente o município onde havia começado sua vida de pastor em uma rejeitada paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Fonte: O Pioneiro, transcrito do Livro uma Cruz em Terra Nova.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início