Mais de 20 mil pessoas são atendidas no Mutirão da Cidadania em Rondonópolis
LIDIANA CUIABANO Assessoria/Sejusp-MT
Publicado por Kassu - 08/04/2009 às 10h39
AGUA BOA NEWS
Atendimento da Politec no Mutirão da Cidadania em Rondonópolis
Rondonópolis, MT – Contribuir com a inclusão social das populações carentes dos bairros da grande Cuiabá e interior do Estado, por meio de ações integradas gratuitas que garantem a essas pessoas emissão de documentos, acesso a serviços de saúde, orientações sobre direitos e deveres do cidadão, palestras educativas, entre outros.
É o Mutirão da Cidadania, uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
No último domingo (05.04), a caravana social esteve na Escola Estadual Daniel Martins Moura, no município de Rondonópolis. Durante todo o dia, a população teve acesso a uma série de serviços públicos essenciais como emissão de documentos - registro de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho; orientações sobre direitos do consumidor, delegacia móvel com registro de boletim de ocorrência, palestras educativas sobre saúde, trânsito; além de orientações sobre os programas sociais da Sejusp, Setecs, corte de cabelo e atividades de lazer.
Atendimento da Politec no Mutirão da Cidadania em Rondonópolis
Foram registrados 22.922 atendimentos durante todo domingo. Entre as pessoas atendidas pela caravana social, estava Valdivina Pereira de Souza, 63 anos. A dona de casa aproveitou os serviços integrados ofertados pelo Mutirão para emitir 2ª via de todos os documentos pessoais. “Roubaram os meus documentos na última semana, e a vinda do Mutirão da Cidadania em Rondonópolis é a oportunidade que tenho para expedir esses documentos novamente de forma mais rápida”, disse.
O mesmo aconteceu com a dona de casa Luzimar Gonçalves da Costa, 37 anos, que aproveitou o Mutirão para emitir 2ª via de todos os documentos pessoais. “Fui roubada há um ano e três meses, e levaram todos meus documentos. Agora vou fazer segunda via de todos e registrar um boletim de ocorrência para emitir minha carteira de identidade com o sobrenome de casada”, falou.
“O Mutirão é a oportunidade para expedir todos os documentos em um mesmo lugar e de graça”, completou Luzimar.
A frente da organização do evento em parceria com a Setecs, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) participou do Mutirão com serviços da delegacia móvel - da Polícia Judiciária Civil; Coordenadoria de Polícia Comunitária; Politec, com serviço de emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade; e os programas de Governo Rede Cidadã e da Polícia Militar, Proerd.
Lidiana Cuiabano/Sejusp-MT
O estudante Rodrigo B. Machado, 9 anos, emitindo 1ª via da carteira de identidade
NÚMEROS – Apenas a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) totalizou quase 9 mil atendimentos dos 22.922 registrados pelo Mutirão da Cidadania em Rondonópolis.
Foram 81 boletins de ocorrências registrados e 279 pessoas receberam orientações da Polícia Judiciária Civil (PJC); 623 emissões de carteiras de identidade pela Politec (1ª e 2ª via); 1.230 atendimentos, orientações e palestras com lideranças comunitárias pela Coordenadoria de Polícia Comunitária; 1.755 atendimentos e palestras do projeto social Rede Cidadã; 1.800 atendimentos do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis e 296 atendimentos do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis, com serviço de corte de cabelo.
A Diretoria de Saúde do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis foi outro serviço da Sejusp presente no mutirão, com 1.735 atendimentos realizados. Pela Diretoria, a população pode verificar a pressão arterial e receber orientações de saúde por meio de panfletos. A Diretoria também distribuiu preservativos e orientou a população sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Coordenado pela Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), implantado em 37 escolas municipais de Rondonópolis, também marcou presença no Mutirão, contabilizando 545 atendimentos à população.
Segundo um dos instrutores do programa em Rondonópolis, cabo Carlos Reinaldo, o Proerd existe desde 2001 no município e já formou 12 mil crianças. “Para 2009 a meta é formar 1.700 crianças em Rondonópolis”, disse o instrutor.
Nos cinco anos do Mutirão da Cidadania, o projeto social realizou 721.767 atendimentos em todo Estado. O próximo Mutirão do mês de abril acontece nesta terça-feira (07.04) no município de Pedra Preta. Depois será a vez de São José do Povo (09.04); Alto Taquari (11.04); Poxoréu (13.04); Primavera do Leste (14.04); Paranatinga (15.04); Santo Antônio do Leste (17.04); Campinápolis (19.04); Gaúcha do Norte (21.04) e Planalto da Serra (23.04) receberem os serviços integrados da caravana.
SERVIÇOS – A população que esteve presente no Mutirão da Cidadania em Rondonópolis contou, além dos serviços ofertados pela Sejusp, com serviços da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs); Tribunal Regional Eleitoral; Samu, Secretaria de Estado de Saúde (SES); corte de cabelo; MT Saúde; MT Fomento; Detran; Procon; Secretaria de Estado de Cultura (SEC); Banco do Brasil e Cartório do 2º Ofício.

Postar um comentário