quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mudança de imagem

*José Arimatéia


Em artigo publicado em agosto de 2007, com o título “Visão Equivocada”, fui critico severo do comportamento do deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho, representante da região do Araguaia no Parlamento Estadual.

Com o entusiasmo natural da inexperiência do primeiro mandato popular, posicionou-se como o único “salvador”, para o que ele denominava de “Vale dos Esquecidos”, a região que o elegeu.

Em entrevista infeliz, desconsiderou todas as lideranças que representaram Barra do Garças e região na Assembléia Legislativa, Câmara do Deputados, Senado Federal e Governo Estadual. Cometeu aí uma grande injustiça, reconhecida nos seus últimos pronunciamentos, quando exalta o trabalho de todos homens públicos que lutaram, em época que todas as circunstâncias eram adversas, para colocar o “Vale do Araguaia” como pólo de desenvolvimento no contexto estadual.

Passado dois anos e alguns meses de seu mandato, vale reconhecer, e o faço com a maior tranqüilidade de consciência, a evolução da atuação do parlamentar do Araguaia.

A sua luta atual, pronunciamentos e projetos, visando a retomada do desenvolvimento sócio-econômico da região, são dignos de reconhecimento, não só das autoridades e da imprensa da capital, mas do povo do Araguaia e da heróica imprensa do interior.

Demonstra o deputado Adalto de Freitas que a maturação de dois anos foi uma ótima escola. Hoje com equilíbrio, pé no chão, conhecimento e discernimento, vai conquistando obras importantíssimas para o povo que lhe confiou o primeiro mandato.

A autorização da obra da BR-158 até a divisa com o Pará, transformou-se para o Daltinho em seu café da manhã, almoço, jantar e repouso. A qualquer momento de uma conversa, o tema era a obra da 158.

Com persistência, apoio do governador e de outros parlamentares, chegou enfim a vitória, a obra foi autorizada. A outra conquista, proveniente do trabalho do deputado, a telefonia celular, está a caminho. Com uma visão clara de desenvolvimento afirma: “região que carece de energia, estradas e os serviços modernos prestados pela telefonia, fica com progresso travado”.

Eu particularmente, nunca vi a região do Araguaia como “Vale dos Esquecidos”, mas sim, apesar das adversidades, como uma região pujante, que historicamente e culturalmente era umbilicalmente ligada a Goiás. Contexto que começou a mudar com o asfaltamento da BR-070 no trecho São Vicente – Barra do Garças. Iniciou-se aí o processo de integração regional com Cuiabá.

Com essa metamorfose em sua atuação, maneira de pensar, agir e fazer política, o deputado Adalto de Freitas receberá, com certeza, a gratidão da população do Araguaia, pavimentando pra valer a estrada do segundo mandato.


*José Arimatéia – Ex-deputado Estadual

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início