sexta-feira, 5 de junho de 2009

Deputado reapresenta proposta de 3º mandato

Jackson Barreto conseguiu 182 assinaturas, 11 a mais do que o necessário
Por Kassu com assessoria

A proposta de emenda constitucional (PEC) que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente e viabilizaria o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva foi reapresentada ontem pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE).

Na semana passada, Barreto chegou a protocolar a PEC, mas viu a proposta ser devolvida com a retirada – por pressão dos partidos de oposição – de 17 assinaturas. A nova tentativa de viabilizar o terceiro mandato reuniu 182 assinaturas, 11 a mais do que o mínimo necessário. Da primeira vez, a PEC tinha recebido 183.

Desta vez, nenhum deputado do PSDB assinou a proposta. Na versão anterior, cinco tucanos haviam dado seu apoio, mas se viram obrigados a retirar seus nomes depois que o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), ameaçou expulsá-los da sigla.

No DEM, não houve ameaça de expulsão, mas na ocasião oito parlamentares também acabaram tirando seus nomes. Mesmo assim, três mantiveram apoio à iniciativa de Barreto. Agora, além deles o deputado do PMDB de Sergipe conseguiu a adesão de mais um democrata. A PEC prevê um referendo para consultar a população sobre a ideia, que seria realizado no segundo domingo de setembro deste ano.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início