terça-feira, 9 de junho de 2009

Guariroba é destaque em festa em Aurilândia (GO)

Globo Rural

Delícias da guariroba



A guariroba é a atração de uma festa que começa nesta sexta-feira em Aurilândia, Goiás. O palmito ganhou destaque porque é utilizado em várias receitas da culinária do Estado.

O município tem fama de ser a capital do palmito típico do cerrado. São mais de 1,5 milhão de pés. Para qualquer lugar que se olhe tem uma guariroba. Só em uma fazenda da região são 210 mil pés espalhados por 15 hectares. É muita guariroba. A plantação vai até a cerca, na entrada da propriedade.

Além de uma fonte de renda extra, a plantação de guariroba é uma paixão. O agricultor Divino Furtado soltou os primeiros pés há mais de dez anos. Ele já passou por altos e baixos no mercado. Já teve prejuízo. Hoje, garante que valeu a pena continuar com a cultura.

“Sempre tem pedido. Eu vendo por mês uma média de duas mil peças. É um bom”, avaliou seu Divino.

Em Aurilândia é possível encontrar a guariroba in natura, em conserva e até doce. São produtos vendidos em todo Estado. O pessoal pela região gosta tanto que sempre cria novas maneiras de preparar a gueroba, como muitos dizem.

A dona Nicivalda, cozinheira de mão cheia, ensinou a preparar a lasanha de guariroba.

Os ingredientes são:

1 quilo de guariroba pré-cozida e picada
2 colheres de sopa de margarina
½ cebola ralada
1 caldo de galinha
1 xícara de queijo ralado
1 caixa pequena de creme de leite
2 colheres de soja de amido de milho
½ litro de leite
3 colheres de sopa de cheiro verde
250 gramas de mussarela

O primeiro passo é preparar o molho branco. Refogue os temperos na margarina e acrescente parte do leite. Quando o leite da panela esquenta, o amido de milho é dissolvido no leite que ficou no copo. Depois, despeje na panela e mexa até engrossar. Para o creme ficar bem grosso coloque o caldo de galinha com um pouquinho de sal. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e o queijo ralado. Com o molho pronto, é hora de refogar a guariroba. Frite a cebola, coloque a guariroba e deixe por cerca de cinco minutos. Então, coloque o cheiro-verde está pronta. A montagem do prato é fácil. Coloque uma camada de guariroba, uma camada de creme e uma camada de mussarela. Depois, repita as camadas. A lasanha vai para o forno por dez minutos para gratinar. Então, sirva.

A festa da guariroba, em Aurilândia, terminou no sábado 23/05.

1 Comentário:

tiosann disse...

Este ano,2010, pretendo visitar a cidade e a sua tradicional festa. Não aprecio muito a guariroba, mas por se tratar de um fruto típico da região é necessário incentivar seu consumo e as festas regionais. A visita também é estimulada pelo show da cantora Paula Fernandes, dia 23.05 às 23:00. Ou seja, o prefeito está investindo alto na festa e isso precisa ser ressaltado. Visitemos Aurilândia e sua festa.

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início