terça-feira, 9 de junho de 2009

Versatilidade do couro da tilápia garante bons negócios em Goiás

Uso criativo
Globo Rural




Bolsas, roupas e jóias feitas com o couro da tilápia. É essa a aposta de uma produtora rural de Goiás.

A tilápia é um peixe originário do continente africano. A espécie é rústica e de fácil criação. A carne da tilápia tem baixo teor de gordura e o filé não tem espinhas. Essas qualidades pesaram muito na hora em que a dona Nara Vaconcelos teve que decidir, há quatro anos, sobre a criação a implantar na fazenda. Hoje, são dez tanques com pouco mais de 20 mil peixes.

“Nós temos licença do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Agricultura, para a criação e venda do peixe inteiro. Então, fizemos uma parceria com um frigorífico de Turvania. Nós vendemos o peixe a eles e eles nos devolvem o couro. A retirada do couro é feita por uma equipe da fazenda”, contou dona Nara.

Na fazenda, é o couro que interessa. Quando o objetivo é o filé, geralmente a tilápia é abatida com cerca de 500 a 600 gramas. Mas como o interesse é pelo couro, o abate é feito com peixes grandes, que pesam uma média de dois quilos.

Para ter produtos feitos com a pele da tilápia é preciso primeiro saber processar bem o couro. Por isso, veio do Paraná o zootecnista Nilson Franco, um dos maiores especialistas em curtimento de peles do país, para ensinar o pessoal da fazenda a transformar a pele da tilápia em um couro com a qualidade que o mercado quer.

Da pele crua ao couro pronto para ser utilizado demoram quatro dias. Depois, é só tingir. Uma peça pode custar no mercado até R$ 4,50. Mas o valor aumenta se o couro se transformar em outros produtos.

A dona Nara desenvolveu uma linha de jóias em prata com detalhes em couro de tilápia. São brincos, anéis e pulseiras. Tem também as bolsas. A primeira experiência de vendas aconteceu em um congresso em Foz do Iguaçu, no Paraná. Foi um sucesso. Foram feitas cem bolsas, todas vendidas.

“A possibilidade de utilização do couro da tilápia é infinita. Depende da criatividade de quem vai trabalhar com o material”, concluiu dona Nara.

13 Comentários:

Unknown disse...

ola sou um criador de tilapia sou do estado de sp mas prescisamente de campinas. gostaria de imformaçoes de como proceçar o couro da mesma
des de já agradeço a atençao.
obs. contato julianohk9@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber com se faz a curtição e o armazenamento do couro de tilápia. Quanto é o tempo de curtição e de armazenamneto e o valor da peça e por kilo.
elzosm@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, meu nome é Diogo e sou de Valinhos-SP. Sou biologo e desenvolvi um no processo para curtir o couro de tilapia, sem agua e produto toxico, ficando pronto em um dia. Comecei a fazer artigos com o couro, como sandalia, pulseira, carteira, caneta etc. No entanto não posso me dedicar exclusivamente a isso. Gostaria de enviar as fotos para voce. Contato diogobrdesa@yahoo.com.br desde já grato.

Unknown disse...

morro em goiatuba goias tenho um sitio com 4 tamques que gostaria de criar tilapias por favor me mande o letefone o e-mail da d nara o meu é 64- 8409-3343,e do frigorifico de turvania tambem agradecida doranilce@hotmail.com.

Anônimo disse...

Olá, Minha mulher cria e vende tilápia,principalmente o filé. Gostaria que me enviassem para meu e-mail o modo como se processa o couro da tilápia.Meu e-mail é:josoeld@zipmail.com.br
Desde já agradeço a colaboração.
Josoél.

Unknown disse...

Boa noite, desde dezembro estou tentando encontrar uma maneira de saber como processar o couro da tilápia, pois iniciei o meu negócio em dezembro passado. Gostaria de saber se é possivel conseguir o contato da D. Nara e o contato do frigorífico de Turvania.
sem mais, eu agradeço muito.

Kassu disse...

A redação tentou sem sucesso o contato.
Podemos indicar o contato via Secretaria de Agricultura da Prefeitura.

Quaquer novidade informamos aqui.

Da redação Kassu

Anônimo disse...

Bom dia,tenho uma chacara aqui em loanda pr,pequena de 3 alqueires,e tenho 2 tanques grandes de tilapia,mas nao se ganha muito com o peixe,então peço pelo amor de DEUS,me enviem o processo de curtir o couro de tialapia,e quem sabe poderei tem um ganho extra,e poder pagar uma faculdade para meus filhos,desde já agradeço pela atenção,meu email é funerariastaclara@hotmail.com,é que sou funcionario de uma funeraria,o fone é (44)3425-3367.abraços a todos e sucesso

Unknown disse...

ola amigos quero vender couro de tilapia, criador em MG,se alguem tiver enteresse ou conhecer alguem que tenha e possa me ajudar, desde ja agrdeço.
Edmar Alves 31- 99481177 e 31-33910651

Ademar o pescador disse...

Olá Diogo. Estou interessado no seu processo de curtição de pele de tilápia sem produto toxico e sem água. Envie um email. Obrigado.

Ademar Ansilieiro
email: ademar_ansilieiro@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia!

Preciso do telefone e/ou e-mail do Frigorífico de Turvânia.
Obrigada!

Unknown disse...

Olá a quanto posso vender o couro de tilapia fresco assim que sai do abate do peixe? Posso congelar? Não tenho ideia do valor! Obrigado!
jezenatti@gmail.com

Anônimo disse...

Oii ,boa tarde!
Tenho uma psicultura aqui no espirito santo,e estamos com uma produção de quase 30 mil peixes,gostaria saber o passo a passo do processo do couro pois pelo o que vejo e uma grande oportunidade de negocios.
desde já lhe agradeço.
felipelobato22@hotmail.com

Tenha um otimo dia.
Atenciosamente,

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início