quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cavalgada de Rondonópolis tem inscrições gratuitas e obrigatórias

De Rondonópolis - Dayane Pozzer
Publicado por
kassu


A tradicional cavalgada de Rondonópolis, realizada todos os anos, chega em sua 23ª edição. O evento, que caracteriza a abertura da 37ª Exposul, acontece no dia 1º de agosto, a partir das 8h. As inscrições, abertas desde o dia 13 de julho, são gratuitas e obrigatórias e podem ser feitas até a véspera do evento em duas lojas da cidade – Selaria Jaciara e Agropecuária Berrante, ambas no Centro.

A cavalgada terá início no antigo aeroporto (BR 364) e termina no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), na Avenida Júlio Campos, em torno das 12h00. Neste ano, o Sindicato Rural, responsável pela organização do passeio, não fará o patrocínio do almoço com churrasco como nas outras edições, mas haverá alimentos à venda na chegada, como explicou Fernando Tenório, coordenador do evento e um dos fundadores da cavalgada.

Como nos últimos anos, a expectativa é de reunir centenas de cavaleiros e amazonas pelas ruas da cidade. Nas últimas edições, cerca de duas mil pessoas participaram da festa. Entretanto, segundo Tenório, a preocupação da organização não é a de aumentar a participação, mas sim de oferecer qualidade à cavalgada. Tradicionalmente, comitivas de municípios vizinhos, como Pedra Preta, São José do Povo e Guiratinga, também prestigiam o evento. E neste ano, montadores da capital, Cuiabá, também participam.

O desfile irá reunir, como nos outros anos, carros de boi, comitivas que transportam gado e animais de montaria, como cavalos, muares, bois e carroças para as crianças, que são a alegria do passeio, já que se divertem muito e garantem a continuidade da tradição. Os trajes típicos de montaria são uma atração à parte. Elegantes, os montadores usam os trajes de campo, acompanhados dos acessórios indispensáveis, como cintos de fivela e botas tradicionais.

A organização da cavalgada urbana garante a estrutura para a assistência dos animais, como cochos no antigo aeroporto e locais apropriados para embarque e desembarque de animais. Assim como em outras edições, não será permitida a carreata com carros de som e nem a ingestão de bebidas alcoólicas.

1 Comentário:

Anônimo disse...

otimo saite que me trose varias respostas

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início