Entre o bizarro e o engraçado
Por
Renato Pires Lima - www.sofádasala.zip.net
Edição para Água Boa News - Kassu - 29/07/2009 às 23h03
No início da década de 1950 alguns artistas criaram a definição de desenhos bizarros, com traços bem desproporcionais, figuras estranhas e enredos totalmente antiéticos e incomuns. Essas produções, que eram alguns curtinhas animados ou tirinhas de jornais, tinham histórias totalmente fora dos padrões e um humor negro e sarcástico.
Esse não foi um movimento que ganhou muita força, mas deixou alguma marca e elementos que influenciam nos desenhos modernos de hoje. Dois desenhos produzidos pelo Cartoon Network têm esses elementos bizarros e tentam misturar o grotesco com humor inocente e infantil.
Chowder e As trapalhadas de FlapJack não são bem desenhos com uma estrutura muito usual para crianças, mas, embora sua tendência para o bizarro, não há nada que assuste nesse dois desenhos para que as crianças não possam curti-los.
No enredo das histórias, Chowder é um bichinho assistente de cozinha vive mil confusões enquanto As trapalhadas de FlapJack mostra as aventuras de um garotinho, de uma baleia falante e de um pirata cheio de histórias. O que há em comum nesses dos desenhos? Os elementos bizarros, piadas de humor negro e desenhos às vezes nada convencionais. São duas produções que vale a pena assistir.
Os dois desenhos são exibidos diariamente pelo canal Cartoon Network

Postar um comentário