terça-feira, 28 de julho de 2009

O americano tranquilo

Por: Kiko Nogueira
Edição Kassu


“Este é o último pedaço que dou de graça, monsieur Steves”

As lições de economia de um viajante rico, criador de guias best-sellers e entusiasta do piquenique e da pochete


Rick Steves, um americano de Edmonds, no estado de Washington, é uma espécie de Silvio Santos do turismo, no bom sentido. Desde 1973, ele passa quatro meses por ano na Europa. Montado nessa experiência, Steves produziu 30 guias de turismo, todos bestsellers. Também apresenta o programa de viagem mais popular da TV dos Estados Unidos e dá palestras. Com o tempo, Steves não se tornou mais blasé, com afetações de insider. Ao contrário, virou um arauto do turismo econômico e inteligente. Ou, como ele defi ne, turismo "through the backdoor" (pela porta dos fundos): viajar como um vizinho, hospedando-se em hotéis modestos, comendo em pequenos restaurantes. "É gastar menos e vivenciar mais o local", disse ele à revista Time em artigo recente. "Você será mais bem recebido se fizer parte da festa do que se fizer parte da economia."

Embora com certo simplismo, Steves se esforça para instilar humanismo em sua plateia. "Os maiores países tendem a ser etnocêntricos e maus. Você não encontra belgas ou búlgaros maus. Eles são pequenos demais para pensar que o mundo é deles."

Suas dicas:
- Um albergue tem o dobro de calor e intimidade por metade do preço de um hotel.
- Evite restaurantes turísticos com placas de "Falamos inglês". Os que servem nativos têm comida melhor por menos grana. "Eu procuro cardápios pequenos, escritos a mão na língua local." Escolha o prato do dia.
- Viaje na baixa. Grandes cidades, como Londres, Paris e Roma, são interessantes o ano inteiro.
- Piqueniques poupam grana. Por 10 dólares você compra almoço para dois em qualquer lugar da Europa.
- Use um guia turístico. Eles são ferramentas de 20 dólares para 3 mil experiências. Não comprar é uma economia boba. Um guia atualizado retorna seu investimento no primeiro dia lá fora.

Os best-sellers de Steves podem ser encontrados nas livrarias e importadoras. Eis aí um investimento tão bom quanto ações na bolsa.

2 Comentários:

Renato disse...

Passeando pela internet cheguei ao seu blog e percebi que você usou um post meu. Muito obrigado por prestigiar meus textos e revelar a fonte do meu trabalho. Existem muitas outras coisas interessantes no meu blog. Continue com seu grande trabalho. Parabéns.

Renato Pires

sofadasala.zip.net

Kassu disse...

Renato agradecems o comentário.
Estamos a disposição. Ñosso lema é divulgar sempre o autor e por isso temos conseguido uma rede de simpatizantes que tem nos ajudado com matérias e sugestões.

Vamos sempre estar contando com vc

E-mail aguaboanews@gmail.com
Kassu - Água Boa MT

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início