quinta-feira, 23 de julho de 2009

Conheça melhor o Brasil - Ilha de Marajó: O Verão de Salvaterra é de Praia e Bloco Ilha

Por Dario Pedrosa
Edição: Meider Leister
Praia lotada pra curtir as férias em Salvaterra
Praias lotadas e muito sol. Assim esta sendo o verão de Salvaterra. Uma das cidades mais visitadas da ilha do Marajó durante a temporada de férias escolares.Salvaterra já mantem uma tradição de cidade de veraneio e por isso muitas familias agendam-se para passar o mês inteiro ou parte dele na cidade, onde reunem-se com amigos e curtem o ambiente natural que a “Princesa do Marajó” oferece.


Durante o dia a praia preparava o corpo para o arrastão com trio elétrico que já esperava lá em cima.

Devido ao acesso ser mais facilitado que pra outras cidades da ilha, Salvaterra disputa com Soure a preferencia dos veranistas e as duas cidades formam um perfeito par com atrativos que se completam permitindo que o visitante aproveite bem mais o tempo que passa na ilha visitando ora uma cidade, ora outra, além de suas vilas e praias.Salvaterra se destaca pela beleza das praias com destaque para o Praia Grande de Salvaterra, localizada a menos de 500 metros do centro da cidade. É a que apresenta a melhor infraestrutura de atendimento com programação cultural ocorrendo na maioria dos restaurantes durantes todo o dia e alguns ofertando atividades também a noite. O banho de maré é muito convidativo e você pode experimentar um bom passeio pelas matas as proximidades da praia, o que deve ser feito sempre com o acompanhamento de um bom guia. De preferencia da própria cidade.

Crianças e adulto deliciam-se com a água limpa e ainda doce da baia de Marajó

A Praia de Água Boa é outra boa opção de lazer. Uma comunidade de pescadores localizada a 15 km do centro da cidade, possui um cenário belíssimo e é ideal pra quem gosta de sossego e pouco barulho. O problema neste veraneio pra Água Boa esta sendo o estado em que se encontra a única estrada de acesso. A Prefeitura do Municipio não teve a coragem de recuperar os dois unicos pontos que o inverno forte depredou, por isso é bom ir com muito cuidado e devagar pra não bater o fundo do carro.


Praia de Água Boa. Muito boa mesmo pra se curtir a natureza. Com paz e tranquilidade.

Outro destino recomendado por nós é a tradicional vila de Joanes com suas ruinas e praia maravilhosa. Joanes já é bem frequentada, pois é amplamente divulgada como um destino turistico no Marajó. Vale a pena conferir, porém muito calma com o seu carro também, pois os 16km de estrada, saindo de Salvaterra, também não está em boas condições, buraco é o que não falta. Falta a equipe da Prefeitura voltar a trabalhar.

Água Boa é pra se curtir de verdade. Com muito respeito a natureza


Agora pra quem quiser pode visitar os igarapés que circundam a cidade. Uma excelente opção. Água limpinha e fria. Alguns oferecem serviço de restaurante com comida regional como é o caso de Passagem Grande e Pingo Dágua.

Um banho de igarapé é uma boa opção em Salvaterra. Você precisa experimentar.

A programação de eventos noturnos da cidade está mantida a base de muita música gospel durante a semana(opção do Prefeito do municipio e todos são obrigados a seguir). Nos finais de semana algumas atrações esforçam-se para satisfazer ao público que prefere, na maioria, ficar mesmo passeando pela praça e curtindo um bom papo com os amigos nos bares espalhados pela redondeza.Nos dias 18, 19 e 20 a cidade viveu mais uma edição do Ilha Folia com o Bloco Ilha trazendo atrações como Renatinho da Bahia, ex-É o Tchan, Toninho e Banda e Mizerê. Como sempre o bloco abalou as estruturas da cidade arrastando multidões pelas ruas. Quase 5 mil pessoas participaram da brincadeira com abadás comprados e outras 5 mil acompanharam o bloco da pipoca mesmo. A reclamação maior se deu por conta da pressa com que o trio fez o percurso. Saindo por volta das 22h da Praia Grande e chegando na Arena da Quarta Rua antes das 23:30h. Muitos brincantes esperavam que ocorresse como nos últimos anos em que o arrastão era o principal da festa e não a festa com aparelhagem na chegada. Segundo os organizadores o problema foi o Prefeito da cidade que queria proibir o evento. Como não conseguiu limitou o horário de funcionamento da festa, mantendo a programação da Praça com bandas e gastando dinheiro público para concorrer com a iniciativa privada.


A juventude deu o tom da festa no Bloco Ilha 2009

Muita gente bonita e cheia de saúde pra curtir o bloco mais antigo da Ilha.
Uma pena que a cidade esteja tão mal administrada e o Prefeito não entenda a importancia e o papel da iniciativa privada na economia da cidade e da região gerando empregos e ajudando o municipio a se desenvolver com autonomia.Mas a cidade sobrevive e espera novos e melhores tempos.

Praia Grande. Precisava de um trato melhor para o verão. A escada esta um risco para a segurança dos banhistas

Recomendamos uma visita diariamente a barraca Encanto da Praia, no final da Praia Grande de Salvaterra, onde todo final de tarde rola uma gostosa roda de carimbó com o grupo Mbarayo, ao comando dos mestres Messias, Chicula e grande elenco.Ainda tem muito verão pela frente. Venham e aproveitem o que Salvaterra tem de bom: seu povo, sua natureza e sua cultura.

Com muita irreverencia e beleza o bloco Ilha animou a cidade por três dias

1 Comentário:

paulinha disse...

bloco ilha foi show + poderia ser melhor,levando cantores q agitase a galera e nao ficasse só andando....

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início