quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BOTO TUCUXI

Por Emanuel Júlio Leite
Edição: Meider Leister


O Suspiro da Amazônia. Esse é o tema do Boto Tucuxi para a Festa do Sairé 2009, que vai acontecer entre 10 e 14 de setembro de 2009.

No enredo, a ênfase para a preservação do meio-ambiente e a devastação da Amazônia. Esses assuntos são tratados hoje em todo o mundo, em razão de problemas verificados em questões climáticas.

O Boto Tucuxi quer chamar a atenção para problemas ligados à Amazônia, de forma que o expectador possa fazer uma ligação com o meio em que vive. A conscientização, para eles, começa em casa, com os exemplos de bom trato inicia em nossos quintais.

Além do mais, o Boto vai ser a figura emblemática de sempre. Vai ser dada visibilidade maior para a performance o cetáceo que vira homem. Segundo Câmara Cascudo, levando em consideração a iconografia cristã, o boto representa o símbolo da eucaristia. Para o Boto Tucuxi, o suspiro da Amazônia é o boto. O Boto vai clamar pela preservação da natureza.

Na vila de Alter do Chão, os trabalhos já estão a todo vapor. As indumentárias estão sendo confeccionadas, com duas equipes produzindo fantasias e alegorias.

Já foram contratados seis grupos de carimbó: Festa de Carimbó, Bailado, Big Ben, Explosão, Carimbó do Cucurunã e Carimbó de Belterra.

Como parte de um intercâmbio cultural, a comunidade de Curuai vai se integrar aos participantes do Boto Tucuxi, na parte do folclore.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início