sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Encontro de delegados regionais vai traçar ações para o 2º semestre de 2009

LUCIENE OLIVEIRA
Assessoria/PJC-MT - Edição de kassu - 21/08/2009 às 17h49



Nova Xavantina - Delegados das doze regionais da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso estiveram estão reunidos esta semana para planejar as ações do segundo semestre de 2009. O município de Nova Xavantina (645 km a Leste), sedia a segunda reunião dos regionais do ano. A abertura do encontro aconteceu, na noite de quinta-feira (20.08), na escola Juscelino Kubitschek, da cidade, onde contou com presença de autoridades locais, policiais e da comunidade.

O diretor de interior da Polícia Civil, delegado Jales Batista da Silva, disse que os encontros têm sido uma oportunidade para os delegados conhecerem as regiões, que segundo ele, é de fundamental importância para o desempenho da função. “Queremos com esses encontros fortalecer o aporte administrativo operacional para trabalhamos de forma mais coesa”, pontuou.

Conforme Jales, a Instituição caminha para uma polícia moderna que age de forma proativa no enfretamento da criminalidade. Outro ponto destacado pelo diretor foi a necessidade de estreitar a relação com a comunidade, por meio do policiamento comunitário, buscando aumentar a confiança e a sensação de segurança das pessoas. “Precisamos construir uma polícia unida com delegados engajados no desempenho de trabalho. A intenção é padronizar a forma de atuação”, frisou Jales Batista da Silva.

Durante a cerimônia, cinco policiais civis aposentados, dois delegados e três investigadores, sendo um falecido, receberam homenagens da diretoria da Polícia Judiciária Civil como forma de reconhecimento e valorização pelos serviços prestados à Instituição. Os homenageados, Jarbas Fernandes Vieira e Aldemar de Araújo Guirra, ambos delegados, e os investigadores Antonio Costa Ferreira, Itapueran José das Neves (in memorian) e Ariel Martins Ferreira, receberam das mãos de autoridades um diploma de Congratulação.

O delegado aposentado Valdemar de Araújo Guirra, falou em nome dos homenageados. Valdemar que, chegou a ser secretário de Segurança Pública do Estado, foi responsável pela articulação do primeiro concurso público da Polícia Civil e pela instalação de várias delegacias distritais, a maioria no Vale do Araguaia, onde mora até hoje. “Hoje vemos nossos policiais andando de caminhonete, usando notebook. Naquele tempo era diferente, mal tinha um ‘jipinho’”, lembrou ao comparar a polícia com a de hoje. “Continuo depois de 10 anos de aposentado polícia porque eu sou polícia”, finalizou.

Dez viaturas, nove Blaser’s e uma Parati, foram entregues as regionais de Água Boa (3 veículos) e Porto Alegre do Norte (sete viaturas) para atender às necessidades das delegacias, que atendem municípios com grandes extensões territorial.

O diretor geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa, destacou a dimensão territorial do Estado de Mato Grosso com foco na necessidade da autoridade policial conhecer as peculiaridades de cada uma das regiões. “Julgamos necessários que essas reuniões sejam feitas no interior porque cada região tem suas peculiaridades. Os crimes são de natureza diferente e os delegados precisam conhecer o estado. Hoje não dá para a polícia ficar apenas dentro da delegacia. A comunidade anseia por uma polícia mais próxima”, afirmou.

Nesta sexta-feira (21), o encontro prossegue até às 17 horas. Os delegados regionais apresentarão a ações desenvolvidas em suas regionais e conhecerão o projeto “Degraus”, voltado à conclusão de inquéritos parados ou antigos. A produtividade do semestre e os índices criminais de cada uma das regionais também serão abordados com o intuito de planejar ações de redução e aumento da qualidade do serviço prestado à sociedade, buscando fechar o ano de 2009 com dados positivos, tanto na diminuição dos crimes quanto no aumento dos rendimentos das delegacias.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início