terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cacique Raoni mostra prestígio e é recebido por Sarkozy

Só Notícias - Sinop
Edição: Meider Leister


O principal líder indígena brasileiro, o cacique Raoni Metuktire, que comanda a etnia Caiapó, no parque nacional do Xingú, em Mato Grosso, se encontrou, nesta 2ª feira, em Brasília, com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Foi uma conversa rápida, com auxílio de intérpretes, não sendo revelado o que ambos falaram. O presidente e o cacique se encontraram na Embaixa da França, pouco antes do desfile da Independência.

Raoni foi o único mato-grossense a compor a lista dos convidados oficiais da embaixada para a recepção ao líder francês que esteve no Brasil negociando a venda de caças franceses para a Força Aérea Brasileira.

Foi o primeiro encontro do presidente Sarkozy com o mais prestigiado líder indígena brasileiro no exterior. O presidente ficou impressionado com o botoque - círculo de 8 cm de diâmetro que o Raoni tem no lábio inferior. O cacique tem um instituto, que leva seu nome, sediado em Colíder, no Norte de Mato Grosso, e desenvolve projetos econômicos sustentáveis no parque do Xingú além de ações para proteção ambiental das áreas indígenas, com apoio financeiro de organismos europeus.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início