quarta-feira, 31 de março de 2010

MEMÓRIA - Três pedidos e uma promessa

Em 2002, Blairo Maggi lançou estilo de diferente de campanha política quando disputou o governo. O candidato não se limitava a falar. Em muitas ocasiões mais ouvia do que discursava. “Sempre perguntava as pessoas qual a maior reivindicação de seus municípios e elas pediam três coisas: asfalto, asfalto e asfalto”, revela.

Em Canarana, após ouvir pedidos por asfalto, Maggi assumiu o compromisso que sua primeira obra seria a pavimentação da MT-326 daquela cidade ao trevo com a BR-158. Eleito, imediatamente telefonou para o amigo Maurício Tonhá, que coordenou sua campanha no Araguaia e mais tarde seria prefeito de Água Boa. Pediu a Maurício que fosse ao rádio em Canarana e anunciasse que o asfaltamento sairia rapidamente.

Maggi tentou por todos os meios pavimentar o trecho prometido o quanto antes, mas somente em 13 de novembro de 2004 conseguiu inaugurá-lo, depois de uma verdadeira guerra de bastidores. Desse episódio o governador tirou grande lição.

O trecho da rodovia MT-326 prometido pelo candidato em 2002 tem 36 km de extensão e foi parcialmente pavimentado uma década antes de sua candidatura ao governo. As construtoras desentenderam-se com os governantes do passado e suspenderam a obra. Maggi mandou que o serviço fosse retomado, mas exigiu redução do custo do quilômetro, que nos contratos firmados antes de sua posse era quase o triplo do preço por ele praticado. Não houve entendimento, mas as negociações prosseguiram. Ao notar que não seria possível se chegar a acordo, o governador jogou a última cartada: ameaçou mandar construir uma estrada paralela, o que seria mais barato do que arcar com o montante reivindicado pelos empresários. Somente assim foi possível cumprir a promessa de campanha.

A rodovia MT-326 foi concluída, seu trecho anteriormente pavimentado foi restaurado e Canarana saiu do isolamento. Na data da inauguração da obra Maggi revelou esses fatos num emocionado pronunciamento na Câmara Municipal. Os presentes o aplaudiram demoradamente. Fogos se ouviram por todos os cantos da cidade onde a fala do governador chegava pelo rádio. (EG)

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início