terça-feira, 30 de março de 2010

Silval assume o Governo do Estado de Mato Grosso

Por redação Água Boa News com assessoria


Ousadia, eficácia e transparência. É desse modo que o próximo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) pretende conduzir os rumos do Estado que mais cresce no país, dando continuidade aos programas de governo implementados pela atual gestão.

Com a desincompatibilização do governador Blairo Maggi (PR), que deixa o governo para disputar uma vaga no Senado Federal, Silval Barbosa, aos 48 anos, assume, nesta quarta-feira (31.03), o comando do Poder Executivo estadual.

A cerimônia de transmissão de cargo será realizada em sessão solene na Assembleia Legislativa, às 9 horas. Em seguida, a comitiva segue para o Auditório Integrado do Piso da Terra, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Lá, Silval Barbosa receberá a faixa de governador das mãos de Maggi, às 10h30, e dará posse aos secretários estaduais.

“Tenho a missão de manter o alto índice de crescimento, avançando ainda mais nos programas de governo”, afirmou Silval, lembrando que, conforme dados do IBGE, Mato Grosso cresceu 111% nos últimos 10 anos.

Com experiência de gestão, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo, Silval atuará no sentido de melhorar ainda mais os índices de desenvolvimento do estado e diminuir as desigualdades regionais, sem deixar de investir na capital mato-grossense, Cuiabá, uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014.

“Minha missão é manter ou superar tudo o que tem acontecido de bom no estado de Mato Grosso. E eu me sinto preparado para isso”, assegurou.

Por ter sido prefeito do município de Matupá (localizado a 695 Km de Cuiabá), deputado estadual por dois mandatos – ocupando os cargos de primeiro secretário e presidente da Casa de Leis – e ter exercido de forma atuante o cargo de vice-governador, Silval conhece como poucos a realidade de cada região de Mato Grosso. São mais de 20 anos dedicados à vida pública.

"Tenho o desafio de assumir um Estado que cresceu muito em vários setores, mas sabemos que preciso avançar ainda mais”, ponderou, fazendo um paralelo: “No passado, existia até um sentimento de divisão do Estado pela falta de investimentos no interior. Agora, isso não existe mais devido às políticas de integração desenvolvidas por este governo”, destacou Silval, ao lembrar que, na condição de deputado estadual, chegou a defender a proposta do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) que previa uma nova divisão territorial do país.

Ao lado do governador Blairo Maggi, Silval Barbosa participou ativamente das ações de governo, fato que se acentuou principalmente no último ano, quando o peemedebista passou a presidir o núcleo sistêmico de governo, que tem como objetivo planejar, executar as políticas públicas, os programas de gestão, detectar os possíveis problemas de cada secretaria e resolvê-los.

“Estou certo de que Silval, que durante este segundo mandato participou de todas as decisões de governo e coordenou vários grupos de trabalho, por conhecer como ninguém este estado, irá dar continuidade aos programas de governo”, declarou Blairo Maggi, tranquilo com o fato de Silval Barbosa assumir a chefia do Estado.

"Ele é a pessoa mais preparada para isso. Não tenho dúvidas de que Mato Grosso estará em boas mãos", complementou o líder do Partido da República, que deixa o Governo com 92% da aprovação popular, mérito que atribui ao trabalho desenvolvido em equipe. “Um governo só é bem avaliado se tiver uma boa equipe. E todo o progresso que nós estamos vendo aqui em Mato Grosso é fruto disso. Portanto, eu tenho que dividir essa aprovação com o vice-governador Silval Barbosa, com cada secretário e cada servidor público estadual”, salientou Maggi.

Em recente visita ao estado de Mato Grosso, a ministra-chefe da Casa Civil, que deixa o Governo Federal também nesta quarta-feira para se dedicar a campanha presidencial, foi enfática ao dizer que as parcerias estabelecidas entre a União e o Governo do Estado terão continuidade na gestão do peemedebista. “Tenho certeza que o Silval Barbosa, na condição de governador, irá manter a parceria de sucesso entre os governos estadual e federal”, avaliou a petista.

Na visão do líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Adalto de Freitas, a experiência adquirida por Silval ao longo dos 20 anos de vida pública, tendo contribuído com o processo de modernização da Assembleia Legislativa, permite que ele tenha uma relação harmônica com os Poderes Constituídos e desenvolva um governo pautado nas principais demandas da população.

“Ao longo de todo período dedicado a política, seja como prefeito, deputado ou vice-governador, o Silval sempre esteve atento as reivindicações da sociedade e atuou no sentido de proporcionar uma melhora na qualidade de vida da população. Nos últimos anos, Silval mostrou ser um vice-governador diferenciado, tendo participado de várias decisões importantes ao lado de Blairo Maggi, fator que o credenciará para fazer uma gestão ainda melhor pelas condições que o estado hoje apresenta”, destacou Daltinho.

Representando os prefeitos de Mato Grosso, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Jauru, Pedro Ferreira (PP), acredita que Silval fará um governo com o foco no fortalecimento dos municípios.

“O perfil municipalista do Silval irá contribuir significativamente com o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses, pela visão macro que ele tem de governo e pela atenção dedicada a todas as regiões do nosso estado. Com Silval Barbosa, Mato Grosso continuará nos trilhos do desenvolvimento”, ressaltou o presidente da AMM.

SILVAL BARBOSA - perfil
Silval da Cunha Barbosa é bacharel em Direito e empresário. Casado com Roseli Barbosa, tem três filhos: Rodrigo, Carla e Ricardo. Ele participou do processo de colonização de importantes cidades do norte de Mato Grosso, entre elas, Matupá, Guarantã do Norte, Itaubá, Marcelândia, Novo Mundo e Peixoto de Azevedo.
Barbosa iniciou a carreira política como prefeito de Matupá/MT de 1993 a 1996. Ele já foi deputado estadual por dois mandatos (1998-2004), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (2003-2004) e presidente do Legislativo Estadual (2005-2006). Em 2006, Silval Barbosa foi eleito vice-governador do Estado.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início