quarta-feira, 21 de abril de 2010

ESCOLAS DO NORDESTE PODEM SE INSCREVER AO PRÊMIO AMIGOS DO MAR ATÉ DIA 21 DE MAIO

Publicado por Meider Leister


As inscrições para as escolas públicas municipais do Nordeste, que desejem participar da Sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, referente a 2010, estão abertas até o dia 21 de maio. O Prêmio Amigos do Mar é iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás. As inscrições foram abertas a 22 de março, em que foi comemorado o Dia Mundial da Água. O Nordeste participa da iniciativa desde 2008, na Quinta Edição do Prêmio.

Na Sétima Edição serão 10 escolas premiadas, entre as escolas públicas credenciadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil e que se candidatarem. Em 2009, na Sexta Edição, participaram 1.295 escolas, atingindo mais de 400 mil alunos.

A edição de 2010 do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar está cercada de novidades, como o lançamento de uma nova versão do Guia do Professor “Nossas Águas Sempre Limpas”, uma ferramenta pedagógica para auxiliar os professores em sala de aula e em atividades extra-classe relacionadas aos temas propostos pelo Programa Amigos do Mar.

A nova versão do Guia do Professor inclui quatro aulas relacionadas ao aquecimento global, um dos temas ambientais mais presentes na mídia nos últimos tempos e que representa um dos maiores desafios para a comunidade internacional no século 21.

Outra novidade na Sétima Edição é que todo material de divulgação e pedagógico utilizado, inclusive a nova versão do Guia do Professor, terá a certificação do selo FSC – Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal em português. O selo FSC garante que a madeira utilizada na produção do papel é fornecida por fontes controladas, oriunda também de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas. Essas aulas são oferecidas no guia de educação ambiental “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site http://www.amigosdomarnaescola.com.br em versão eletrônica para download. No site www.amigosdomarnaescola.com.br/credenciadas as escolas poderão acessar o regulamento completo da sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar.

A escola elege os melhores desenhos entre seus alunos e os envia para a comissão julgadora, composta por artistas, arte-educadores e biólogos. A premiação das escolas finalistas e vencedoras acontece sempre no final de cada ano. As escolas vencedoras em cada categoria recebem a visita de biólogos do Projeto Tamar e ganham kits biológicos, aprofundando o conhecimento dos alunos e comunidade educativa sobre a conservação das águas e das espécies marinhas.

São duas categorias em disputa: Categoria A – alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos). Categoria B – alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos). Em cada categoria são escolhidas cinco escolas finalistas. O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar terá, portanto, 10 escolas públicas premiadas em 2010.

Desde 2003 o Programa Amigos do Mar já atingiu mais de 2 milhões de alunos de mais de 6 mil escolas públicas e privadas de 16 estados. Com a Sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental, o Instituto Arcor Brasil, que completa seis anos de atividades em maio, consolida uma atuação cada vez maior em várias regiões brasileiras.


Mais informações:
Instituto Arcor Brasil
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 – josepmartins@uol.com.br
www.institutoarcor.org.br

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início