quarta-feira, 21 de abril de 2010

Expedição jornalística revela as riquezas de Bom Jardim de Minas

Por Laércio Guídio publicação de Kassu
Brasil: cada canto um encanto

Fotos: Divulgação - Brasil: cada canto um encanto


Guidio a cavalo na parte alta da Serra da Mira

A expedição jornalística “Brasil: cada canto um encanto” viajou até o município de Bom Jardim de Minas, ao sul de Minas Gerais, para subir até o cume da Serra da Mira, que conta com 1.500 metros de altitude.


Com vista privilegiada para boa parte de mata preservada, de seu topo é possível ver ao longe a imagem do Cristo Redentor no Morro do Caxambu.


Cercada de precipícios com vasta área de mata intacta, a Serra da Mira segundo os moradores de Bom Jardim de Minas deixou o município conhecido internacionalmente após um acidente aéreo em 1994.


O local do acidente, hoje dependendo das condições climáticas faz parte da rota turística para quem arrisca subir até seu topo e visitar a Gruta da Mira.


É possível subir a serra a pé ou a cavalo, a histórica fazenda do Pacau fundada em 1782 que abriga o Hostel Pacau Farm criou uma rota turística até seu cume, aproveitando um acesso exclusivo saindo da fazenda, com pacotes que permitem aos turistas acamparem no local.

As dificuldades devido à altitude e as pedras pelo caminho são recompensadas pela visão de árvores centenárias, bromélias e rampa para prática de voo livre.


“Subir a poucos palmos do penhasco é uma sensação de muita aventura, mas também de receio, é preciso fôlego e atenção; passos em falso podem levar a morte. O mesmo cuidado tem que ter quem optar por subir a cavalo. É o risco que faz tudo ser ainda mais emocionante”, afirmou o jornalista responsável pela expedição, Laércio Guidio.


O município de Bom Jardim de Minas é uma região naturalmente rica em turismo, ainda pouco explorado, conta com várias cachoeiras, grutas, cavernas e serras. Bom Jardim de Minas faz parte do "Circuito Turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira", e tem o maior túnel ferroviário da América do Sul (Tunelão) com 8.645 metros de extensão.


O município proporciona boas opções para prática de esportes radicais, em região serrana cercado pela natureza e com abundantes nascentes, os setores público e privado estão começando a descobrir a importância de investir no turismo, proporcionando mais infra-estrutura para dar mais conforto aos turistas e aumentar o acesso às riquezas naturais.

O que visitar em Bom Jardim de Minas:

Serra da Mira; Mirante do Pacau; Cachoeira do Pacau; Casa Mal Assombrada; Serra do Cruz; Cachoeira das Pitangueiras; Cachoeira da Cecília; Cachoeira Véu de Noiva; Cachoeira Pedra Branca; Cachoeira das Bromélias; Cachoeira das Três Quedas; Morro do Caxambu; Serra da Mantiqueira; Serra da Bandeira; Tunelão; Serra do Chora.

Informações Turísticas:

(32) 3292-1219 – Hostel Pacau Farm

(32) 3292-2137 (Adelmar - Grupo Aimorés)



Jornalista chega no local em que caiu avião

Mata intacta vista do alto da serra



Serra da Mira em Bom Jardim de Minas

2 Comentários:

Anônimo disse...

Bom Jardim de MInas varias trilhas de moto ...

Anônimo disse...

Serra da Mira - 1588 metros.

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início