sexta-feira, 2 de abril de 2010

Expopeq 2010: lançamento será na segunda

A 6ª Exposição de Pequenos Animais (Expopeq 2010) será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (5) às 8h30, no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O evento, promovido pela Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), Sindicato Rural, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), contará com a presença de representantes do setor produtivo, parlamentares e entidades parceiras.

Atualmente Mato Grosso conta com cerca de 1 milhão de ovinos e 70 mil de caprinos, conforme o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT)

De acordo com a organização a expectativa de comercialização é de mais de R$ 1 milhão este ano. A exposição é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, Associação Mato-grossense de Criadores de Ovinos (Ovinomat), Prefeitura Municipal de Cuiabá, com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), e outras entidades do setor.


Com entrada gratuita, a exposição visa agregar valores aos pequenos produtores apresentará ao público mais de 2 mil animais, entre ovinos, caprinos, cães, gatos, peixes, pássaros, pôneis, minivacas e minibois. “A proposta do evento é fomentar a atividade de criação de pequenos animais, pois eles agregam valor aos produtores”, disse o presidente da Ovinomat, Antônio Carlos Carvalho de Sousa.

Durante a Expopeq acontecem também provas hípicas, roda de fibra de bicudo e curió, leilão de ovinos, julgamento de animais e o tradicional concurso de culinária ovina e caprina. Além disso, o Senar-AR/MT, vai oferecer gratuitamente o curso de Beneficiamento de Embutidos e Defumados de Ovino e Caprino.

Em todas as edições da Expopeq o Senar promove cursos profissionalizantes voltados a pessoas interessadas em adquirir meios de se profissionalizar e agregar renda familiar. O evento é uma excelente oportunidade de aprendizagem e de divulgação dos produtos que podem ser confeccionados a partir de matérias-primas expostas na Feira.

No período também acontece a 4ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar, com a presença de pequenos produtores de artesanato, doces, mel e produtos. Estarão participando agricultores da Grande Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Livramento e Santo Antonio do Leverger.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início