sexta-feira, 21 de maio de 2010

Força Verde Mirim realizada atividades de conscientização ambiental

Por Kassu com assessoria Estado do Paraná

Crianças integrantes do projeto Força Verde Mirim, desenvolvido pelo Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde, realizaram um trabalho de conscientização sobre a importância da preservação da natureza, junto aos visitantes da 38ª Expoingá. A ação aconteceu no estande da Força Verde montado na feira. “Estes ambientes com grandes públicos são ótimos para o esclarecimento sobre as questões ambientais”, destaca o comandante do BPAmb, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto.

“A PM participa de eventos como este para aproveitar estreitar os laços com a comunidade, seguindo a diretriz do policiamento comunitário e os resultados têm sido muito positivos”, garante o comandante. Também participam das atividades profissionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), estagiários da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

Trilha verde - “Neste caminho há um rio, com mata ciliar nas margens, um troller da PM, e os alunos, juntamente com as crianças do Força Verde Mirim, dão dicas de como cuidar do meio ambiente, além de entregarem materiais explicativos aos visitantes”, explicou o tenente Fábio José Ribeiro, comandante do 2º Pelotão Ambiental Força Verde. “Cada ponto da trilha trata de algo relacionado ao meio ambiente como degradação do solo, assoreamento, mata ciliar, entre outros, e ao passar por estes pontos, as pessoas são conscientizadas”, revelou.

O complexo ambiental também conta com uma “mini floresta” com diversas mudas de árvores nativas e exposição de animais taxidermizados da fauna silvestre ameaçados de extinção. “No entanto, é o jetsky que mais chama a atenção. Os adultos e crianças puderam ser fotografados sobre ele, com um banner representando o rio Ivaí ao fundo e, no mesmo instante, as fotos são entregues em um porta retrato como lembrança”, contou o soldado Rywerson Borges Monteiro, coordenador do estande pela Força Verde e tutor do Força Verde Mirim em Maringá.

O estande foi visitado por alunos de diversas escolas de Maringá. “Os grupos participam de aulas explicativas e recebem orientações sobre o que podem fazer para melhorar a qualidade de vida de todos”, disse Rywerson. “Deixamos claro a importância da reciclagem, separação do lixo, economia de água, cuidados com o meio ambiente, entre outros”, contou.

CRIANÇAS – Cerca de 40 crianças integrantes do Projeto Força Mirim de Maringá participam das atividades no estande. Larissa Adriana Costa Silva, 13 anos, defendeu a preservação ambiental a cada visitante que chega ao local. “Atendi as pessoas e disse para eles a importância do meio ambiente para a vida e do trabalho da Força Verde”.

“Também já participei de blitze educativas, em que com um bloquinho de multas infantil, multo as pessoas que jogam lixo no meio ambiente; elas ficam envergonhadas e não fazem mais isso”, revelou Larissa. Outro participante do projeto, Luan da Silva de Sousa, também de 13 anos, contou sua experiência. “Expliquei sobre os animais silvestres, a natureza, a mata ciliar e porque é fundamental preservar tudo isso para que o ar das pessoas e seres vivos seja puro”.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início