sexta-feira, 21 de maio de 2010

Biking - Pedale em trilhas e passeio

Por Kassu - Fonte: Grupo Novos Amigos / Movimento Familiar Cristão

Você compra a bike, equipa com os acessórios, pega seu capacete e... como começar? Bem, na cidade parece não ser uma sugestão, mas às vezes é o melhor caminho para quem ainda não tem amigos que curtam o ciclismo de montanha ou estrada.

Mas antes de sair pedalando, é importante checar se o ciclista está em condições e se a bike também está em cima. Ou seja, check-up nos dois. A manutenção simples do equipamento inclui freios, câmbio, correntes e pneus. Já a manutenção do ciclista...


Bem, temos esporte e esportes. O ciclismo - e principalmente o mountain biking - é uma atividade esportiva que precisa de uma certa prática e dedicação do interessado. São mínimas as chances de uma pessoa gostar de cicloturismo se não tiver experiência em pedalar. Vai sofrer no pedal, achar que é muito difícil, que exige de atividade física. Mas não é isso; é que os músculos e capacidade aeróbica têm de estar um pouco em dia.


Uma dica de alimentação é que seja leve, de preferência
com alimentos energéticos como barras de cereais, frutas, e fáceis de levar na mochila, numa pochete ou nos bolsos da roupa. E muito líquido na caramanhola ou no hydrabak.
Lembre-se que muitas trilhas podem ter desaparecido por causa da vegetação e, portanto, o seu senso de orientação deve estar apurado. Se houver planilha, estude-a antes de iniciar um percurso. Na dúvida, peça informações a moradores locais.


Por fim, lembre-se de não sujar a trilha. Coloque na lista de itens indispensáveis o saco de lixo. Todo mountain biker convive com a natur
eza e, por isso mesmo, tem responsabilidade sobre ela.
Kit básico

Capacete, câmara de ar reserva, bomba de ar, espátulas e canivete com chaves Allen.


Grupos urbanos

É ideal para começar a pedalar por vários motivos: segurança para pedalar na cidade (tanto em assaltos quanto em possíveis atritos bicicletas-veículos), conhecer pessoas que gostam de pedalar, formar grupos para sair de final de semana. Enfim, uma boa oportunidade de fazer do esporte um meio social.

Na maioria desses grupos, o passeio é noturno. Pode parecer perigoso, mas veja: o trânsito é menor, as pessoas já voltaram do trabalho e da escola, e depois pode até rolar uma pizza ou pastel, dependendo do grupo que se pedala.

Nos grupos, o ciclista a pedalar corretamente pela cidade, como deve se comportar no trânsito (é sério!) e começa a entender mais de bicicletas e sua manutenção. O essencial nesses passeios é o capacete. O passeio só não acontece quando chove.
.
Passeios e trilhas de mountain bike

Para começar, é bom que o biker junte seu pessoal e comece por trilhas leves, de no máximo 20 quilômetros, com pouco desnível.


Equipe Chuck Norris do pedal

Em Vitória da Conquista está surgindo a equipe Chuck Norris do pedal. No início eram alguns poucos ciclistas com pequenas trilhas, mas a cada dia ganha mais adeptos do esporte, dentre eles os ilustres representantes (Marcos, Flaulles e Eliana) do Grupo Novos Amigos. Se voce também gosta do esporte e quer participar, entre em contato pelo telefone (77) 9999-6206.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início