quarta-feira, 4 de agosto de 2010

10 coisas que você não sabia sobre a missão que levou o homem à Lua

Por redação ABNews com pesquisa de Meider Leister

No dia 20 de julho de 1969 o mundo parou: 1 bilhão de pessoas estavam na frente da televisão acompanhando a missão espacial mais importante da História. A data até inspirou na criação do dia internacional do amigo. Até hoje, 41 anos depois que o homem chegou à Lua, a Apollo 11 ainda emociona e gera polêmicas. Confira 10 coisas que muita gente não sabe sobre a missão:

1. Apollo 11 está no Twitter – A Nature News, publicação online ligada à famosa revista científica Nature, tuitou toda a viagem da Apollo 11 à Lua. Está tudo lá: desde os preparativos para a decolagem até a recepção do presidente Nixon. Acompanhe: www.twitter.com/ApolloPlus40 2. Eles não foram os únicos a pisar na Lua – Você já deve ter ouvido o argumento “se o homem realmente pisou na Lua, então por que nunca ninguém voltou lá?”. Na próxima vez que se deparar com o sujeito cético, diga a ele que voltaram lá, sim. Ao todo, 12 astronautas pisaram na Lua (todos americanos). O programa Apollo levou 22 missões para o espaço. A última foi a Apollo 17, em 1972.

3. Neil Armstrong deu o primeiro passo na Lua – com o pé esquerdo – Depois de salvar a tripulação de um desastre (ele teve que corrigir a tragetória para evitar que a nave colidisse em uma cratera – com combustível para menos de 30 segundos), Neil Armstrong não pareceu nem um pouco supersticioso ao pisar em solo lunar com o pé esquerdo. Depois de seis horas de pouso, o astronauta desceu da nave e falou a famosa frase: “Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”. Seus batimentos cardíacos chegaram a 150 por minuto.

4. Buzz Aldrin foi o primeiro homem a urinar na Lua – Um pouco menos conhecido do que Neil Armstrong, Buzz Aldrin foi o segundo homem a pisar na Lua. Mas um título ninguém tira dele: ele foi o primeiro homem a fazer xixi lá. O astronauta usou o tubo instalado dentro da sua roupa espacial pra fazer isso e ninguém viu. Ainda bem, já que a missão era transmitida pela TV para o mundo todo.

5. Eles deixaram uma lembrança da missão – Além da famosa pegada e da bandeira americana, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin deixaram uma placa de aço, de 23X18cm, com suas assinaturas, a assinatura do presidente americano Nixon e a mensagem: “Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Viemos em paz e por toda a humanidade”.

6. Eles também trouxeram presentes – Além de fotos, a nave voltou à Terra com 21 quilos de poeira e pedras lunares para serem estudadas.

7. Buzz Aldrin inspirou o personagem Buzz Lightyear, de Toy Story – Ele foi batizado de Edwin E. Aldrin Jr., mas mudou seu nome para o apelido de infância “Buzz” e passou a ser chamado de Edwin Buzz Aldrin. Os idealizadores de Toy Story também adotaram o apelido para homenagear o astronauta com o personagem Buzz Lightyear, no filme Toy Story.

8. O terceiro astronauta a bordo não pisou na Lua – A tripulação da Apollo 11 foi formada por três astronautas. Quase ninguém lembra o nome dos três, então tente memorizar: Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Mike Collins. Este terceiro nem pôde colocar os pés na Lua, pois teve que ficar no módulo de comando – que permaneceu em órbita.

9. O presidente tinha um discurso pronto, caso a missão fracassasse – A Apollo 11 foi uma viagem tão arriscada, que o presidente americano Richard Nixon estava com o texto pronto em caso de desastre: “Aqueles bravos homens, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, sabem que não há esperança de resgate. O destino quis que os homens que foram à Lua explorá-la em paz, continuem na Lua, descansando em paz”.

10. Buzz Aldrin escreveu um hip hop sobre a experiência – Certa vez, o astronauta revelou que tinha duas paixões: exploração espacial e hip hop. Ele reuniu as duas na música Rocket Experience. Confira o vídeo, com a participação de Snoop Dogg.








Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início