domingo, 9 de janeiro de 2011

Gravidez aos 50 anos: dicas e cuidados

Médica dá dicas de Saúde e bem-estar em gestações após os 30, 40 e 50 anos de idade
 Studio Press Comunicação / foto: Corbis.com
A gravidez tardia é cada vez mais comum em uma sociedade como a brasileira, onde buscamos determinada estabilidade antes da constituição de uma família. Com a evolução da medicina, as mulheres que desejam engravidar após os 30 anos de idade estão cada vez mais assistidas, possibilitando gestações saudáveis após os 40, 50 anos.
A comunidade médica alerta que uma gravidez não programada nesta faixa etária é muito menos arriscada nos dias de hoje do que no tempo de nossas avós, porém a mulher precisa estar saudável e, de preferência, não ser portadora de doenças mais sérias como cardiopatias, hipertensão arterial e diabetes. Mesmo o corpo aparentando estar saudável, a futura mamãe deve procurar um médico de confiança que acompanhe todo o período gestacional, o nascimento e o pós-parto.
Segundo a Dra. Natasha Slhessarenko (CRM.2909), patologista da DASA, que em Mato Grosso é representada pelas marcas Cedic e Cedilab, após a faixa dos 30 anos, o pré-natal é ainda mais significativo, já que muitas vezes o corpo pode não estar mais preparado para a gestação. “Ao procurar um especialista, a mulher deve iniciar uma série de exames importantes que assegurem a saúde dela e do bebê”, completa Dra. Natasha. Segue abaixo uma lista completa dos principais testes que a mulher deve ser submetida durante a gestação, independente da idade. 
Para a médica, o desejo de ser mãe pode aparecer em qualquer faixa etária, mas a mulher deve estar preparada física e psicologicamente para as mudanças de vida que a nova fase irá acarretar. “Após os 40 anos de idade, a maioria das mulheres tem menor probabilidade de engravidar espontaneamente por conta da queda na produção de óvulos devido a alterações que a maturidade ocasiona no aparelho reprodutivo feminino. Por conta disso, muitas recorrem para tratamentos de fertilidade”, completa.
Independente do método é importante reforçar que a gravidez em todas as idades, mas principalmente a gestação tardia, necessita de um acompanhamento médico com um especialista de confiança. “Os exames indicados para o pré-natal são fundamentais para o diagnóstico precoce de patologias e identificação de malformações do feto, além da manutenção da saúde da mulher”, acrescenta Dra. Natasha.
Indicação de exames durante a gestação:
1º trimestre de gestação
1.             Hemograma Completo
2.             Tipagem Sangüínea
3.             Sorologia para Sífilis (VDRL e FTA Abs), HIV, Hepatite B e C, Toxoplasmose, Rubéola e Citomegalovírus
4.             Urina I e Urocultura
5.             PPF (Protoparasitológico de Fezes)
6.             Papanicolaou (colpocitologia oncótica)
7.             Ultra-som Básico Obstétrico Endovaginal ou Transvaginal
8.             Ultra-som com translucência nucal fetal no período entre 11- 13 semanas de gestação (avalia risco de mal formação fetal).
9.              TSH e T4 Livre
10.           Coombs Indireto ( se a mãe for Rh negativo e o pai Rh positivo)
11.           Cariótipo (biópsia do vilo corial ou amniocentese em pacientes acima de 35 anos)
2º trimestre de gestação 
1.             Ultra-som Morfológico
2.             Teste de tolerância oral a glicose simplificado- TTOG-S.
3.             Teste de Proteína Plasmática Associada à Gravidez (PAPP-A)
4.             Dosagem de alfafetoproteína (melhor por volta da 16 semana de gestação).
5.             Repetir as sorologias que estavam negativas ( HIV, Hepatite, Toxoplasmose.)
3º trimestre de gestação
1.             Ultra-som Obstétrico
2.             Cardiotocografia
3.             Ultra-som Obstétrico com Dopplervelocimetria Colorida
4.             Perfil Biofísico Fetal
5.             Ecocardiografia fetal de nível I
6.             Ecocardiografia fetal de nível II em casos de alto risco.
7.             Dosagem de Uréia, Ácido úrico e Creatinina se necessário.
8.             Teste de Enzimas Hepáticas (Perfil) se necessário.
9.             Glicemia e curva glicêmica, se necessário.
10.            Ecocardiograma e Eletrocardiograma, se necessário.
11.           Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (deve ser feito durante todo o pré-natal, assim como o controle do peso materno).
Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quarta maior rede no mundo. Com mais de 12 mil colaboradores, processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 17 marcas em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier (SP), Bronstein, Lâmina e MedImagem (RJ); Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF), Frischmann Aisengart e Álvaro (PR), CientíficaLab (ES, MG, RJ e SP), Image Memorial (BA),  Lâmina (SC), Atalaia (GO), Cedic e Cedilab (MT), Cerpe (PE) e LabPasteur e Unimagem (CE).
*Informações atualizadas de acordo com os resultados do 3T10.
Sobre o Cedic e Cedilab Medicina Diagnóstica
O Cedic e Cedilab nasceram, respectivamente, há 14 e 9 anos no Mato Grosso e são considerados referências para o segmento de medicina diagnóstica. Juntos, somam mais de 200 colaboradores em nove unidades, que atuam na capital e na região metropolitana. São realizados mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar. Há dois anos, a marca é escolhida como o prestador de serviços em medicina diagnóstica mais lembrado pela população na região por meio do prêmio Top of Mind, realizado pela revista RDM, com os institutos Newcomdates Tecnologia da informação e Full Time Pesquisa de Mercado . O Cedic e Cedilab fazem parte da DASA, maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: www.cedic.com.br e www.cedilab.com.br .

1 Comentário:

andrea disse...

Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais www.tvdigitalnopc.com.br

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início