domingo, 9 de janeiro de 2011

Nova vacina bloqueia prazer da cocaína

Produto faz o organismo identificar partículas da droga como intrusas

Do R7

reprodução

Cocaína ainda é uma das drogas que mata pessoas no mundo

Pesquisadores americanos desenvolveram uma vacina capaz de capturar partículas de cocaína e bloquear o prazer causado pela droga. Com a descoberta, a expectativa dos médicos é fazer com que os usuários abandonem o vício. 

A vacina combina o vírus da gripe comum com uma substância que imita a cocaína. De acordo com Ronald G. Crystal, professor de medicina genética da Faculdade Médica Weill Cornell e um dos autores do estudo, a vacina faz o organismo produzir anticorpos capazes de se conectar e neutralizar as moléculas de cocaína antes que elas cheguem ao cérebro, impedindo a hiperatividade cerebral.

A vacina funciona da seguinte maneira: o corpo identifica o vírus da gripe como um intruso, mas também enxerga a partícula semelhante à cocaína como um alvo. Com isso, o corpo passa a identificar a estrutura da cocaína. Então, quando a pessoa utiliza a droga, rapidamente o organismo produz anticorpos que impedem sua ação no cérebro.

- O sistema imunológico não identifica naturalmente a cocaína como um organismo a ser destruído. O que nós fizemos foi projetar essa resposta.
O método foi testado apenas em ratos, mas os testes em humanos já foram aprovados para começar. Segundo os cientistas, esse será o primeiro produto capaz de bloquear e reverter o vício pela cocaína, e também poderá ser usado para combater o vício por cocaína e tabaco.

- Os resultados mostram que a vacina protegeu os camundongos contra os efeitos da cocaína. Isso é importante porque não há tratamentos eficazes para combater o vício em drogas.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início