segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Polícia Militar de Proteção Ambiental apresenta resultado da operação realizada na região Araguaia e Xingu

 Por Kassu e Max Weber / Água Boa News

Na manhã desta segunda-feira (31/01) na sede do 16º Batalhão de Água Boa foram apresentados os resultados da Operação Ambiental na região que foi realizada pela Polícia Militar Ambiental de Cuiabá em conjunto com o 16º Batalhão de Água Boa e com a secretaria de Meio Ambiente – SEMA.

Os trabalhos de fiscalização que duraram 10 dias com início no dia (21) foi executado nos afluentes do Araguaia e Xingu, que compreende os Rios Culuene, Couto Magalhães, das Mortes, Suiá Missú, Araguaia entre outros. 

Segundo o Capitão Rodrigues durante a operação foram utilizadas três guarnições com o objetivo que visa coibir a pesca em período de piracema. “Os resultados foram satisfatórios é um trabalho de prevenção para preservar os recursos naturais para as próximas gerações”.

Resultado da operação realizada dos dias 21 a 31 de fevereiro de 2011:
Foram apreendidos: 20 redes de pesca totalizando 352 m; 06 tarrafas; 02 revolveres; 03 espingardas; 01 carabina; 02 caminhões de madeira; 41 g de maconha; 01 motor-serra; 1410 pessoas abordadas; 615 veículos abordados; 323 motos abordadas; 51 embarcações abordadas.

Flagrantes: 06 armas de fogo; 06 pescas predatórias; 02 transportes ilegais de madeira; 01 de entorpecente. 

Localidades: Rio das Mortes – Nova Xavantina e Nova Nazaré; Rio Araguaia – Cocalinho; Rio Kuluene; Rio couto – São José do Couto; Rio Suiá missu – Querência.

O tem. Cel. Jorge Luiz de Magalhães comandante do 16º Batalhão em Água Boa disse que as pessoas portadoras desses materiais foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Judiciária Civil onde foi feito o auto de prisão em flagrante onde certamente irão responder pelos crimes praticados. “Com relação ao resultado a operação alcançou o objetivo planejado, elaborado, pelo número de apreensões, de flagrantes que foram lavrados, que contou com policias da Polícia Ambiental que vieram de Cáceres, de Rondonópolis; de policiais do 16º Batalhão de Água Boa, de Nova Xavantina, Nova Nazaré, Cocalinho, Querência em fim foi um trabalho de equipe. Nós vamos elaborar outras operações neste sentido, para que possamos inibir não só a parte da pesca predatória mais qualquer crime em nossa região”.

O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental foi reativado em março de 2010 e está efetivado por enquanto apenas em Cuiabá. A Cia Regional de Barra do Garças entre outras não estão em operação ainda por estar sendo realizados cursos para novos policiais. Para todo o estado de Mato Grosso há uma previsão do governo do aumento do aumento do efetivo entre 2.000 a 3.000 policiais para atuarem na área de proteção ambiental.

Fotos: Max Weber
Cte. Ten. Cel. Jorge Luiz, Cap. Rodrigues, Cabo Elias , Sargento Adriano e Cabo Wasd











Fotos abaixo cedidas pelo Batalhão de Proteção Ambiental


Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início