terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma árvore por dia em papel consumido na câmara de Coimbra Portugal

Por:www.asbeiras.pt

Foto Luís Carregã
O consumo de papel no funcionamento da Câmara Municipal de Coimbra corresponde ao abate de uma árvore por dia. É muito, mas já foi mais, constatam os dois funcionários que ontem receberam o primeiro prémio do concurso Boa Ideia”, promovido entre os serviços municipais, no âmbito da implementação do sistema de qualidade.
É preciso continuar a reduzir, tal como os consumos da água e das energias, dizem os premiados. Por isso, a dupla compromete-se a conceber durante este ano um portal online com o objetivo de “impulsionar a mudança de comportamentos, em particular dos funcionários da edilidade, face ao meio ambiente”.
Prémio de três mil euros
Ricardo Veloso, da Divisão de Património e Aprovisionamento, e Bruno Clérigo, da Divisão de Informática, receberam três mil euros de prémio a aplicar em mestrados na mesma área de desenvolvimento.
O ponto de partida do estudo foi o consumo de papel nas várias divisões e serviços da autarquia. Concluíram que são 8.246 resmas por ano, uma redução de 3.400 resmas em comparação de 2005. Um ganho obtido através da implementação gradual de dez medidas de racionalidade incluindo, por exemplo, a impressão em dupla face.
Para fabricar todo este papel consumido foi necessário abater, em cinco anos, cerca de três mil árvores. Os custos de consumo atuais do município são de 75 euros por dia, ou seja 27.257 euros por ano.
Edil quer mais adesão
Um júri nomeado pela autarquia, para avaliar as 18 candidaturas de funcionários ao concurso “Boa Ideia”, considerou que este projeto era o vencedor, mas “agora há que colocar estas ideias em prática”, referiu na cerimónia de ontem o presidente da câmara, Barbosa de Melo. Assim, “as pessoas vão começar a perceber que as suas ideias são consequentes” sublinhou o autarca, que quer ver uma maior participação de funcionários nos próximos concursos.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início