sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cluester investe R$ 3 bilhões e inaugura 1ª unidade em 2012

De Barrra do Garças - Ronaldo Couto / Olhar Direto

Foto: Tv Serra AzulMeirelles mantém prazos e a 1ª indústria funcionará em 2012 Meirelles mantém prazos e a 1ª indústria funcionará em 2012
A empresa Cluester Bioenergia mantém os prazos de abrir ainda este ano a primeira indústria de cana-de-açúcar em Barra do Garças, no Vale do Araguaia. O diretor-presidente do empreendimento, João Carlos Meirelles, confirmou a programação durante audiência com o prefeito Wanderlei Farias (PR).

Meirelles anunciou que a produção que era prevista de 4 milhões de toneladas/ano será incrementada para começar já com 4,7 milhões/ano. O empresário reafirmou o cronograma de construção das indústrias com inauguração da primeira unidade em 2012 gerando 4 mil empregos.


A segunda unidade com capacidade de gerar mais 4 mil empregos em 2014 no município de Água Boa. A terceira usina ficará também em Barra do Garças, a 90 km do centro no distrito de Indianópolis, com perspectiva de gerar outros 4 mil empregos. O maior investimento de todos os tempos na região do Vale do Araguaia com R$ 3 bilhões.


O projeto que resultou no surgimento da Cluester começou em 2006, na gestão do ex-prefeito Zózimo Chaparral, que criou a Câmara Ítalo-Brasileira de negociações acatando sugestão do empresário italiano Mário Buri, considerado o ‘pai’ do biodiesel e co-responsável pela vinda da Cluester para o município.


Buri é bem relacionado com a família Meirelles e sua interferência pesou positivamente na decisão do grupo em favor de Barra do Garças. Na época, a cidade disputava o empreendimento com Rondonópolis e Sinop.


A Cluester vai trabalhar na geração de energia elétrica através da usinagem da cana-de-açúcar cujo produto será oferecido a companhia Rede Cemat. O subproduto será transformado em suplementos e rações alimentares. Os quatro canteiros instalados na região estão em pleno vapor e devem oferecer cana para corte a partir de junho de 2012. No gabinete do prefeito Farias, Meirelles anunciou que vai ajudar a escola municipal Sebastião Teixeira, no bairro de Vila Maria, contemplando 500 crianças.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início